Adsense Cabeçalho

O lado hipócrita da religião em 'Corpus Christi' | 2020

NOTA 9.0

Por Rogério Machado 


A marcante e importante passagem bíblica que narra a crucificação de Cristo no novo testamento, é dia após dia ignorada pela grande maioria dos chamados cristãos. Em Lucas 23:42 o ladrão roga a Jesus o seguinte: “Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no Teu reino”, e o verso 43 traz a resposta de Cristo: “Em verdade te digo hoje, que hoje mesmo estarás  comigo no Paraíso”.  Sim, Jesus não somente foi ladeado por dois ladrões como também perdoou um deles minutos antes de morrer na cruz.  


'Corpus Christi' ,  longa franco-polonês candidato ao Oscar 2020 a Melhor Filme Internacional representando a Polônia e ainda sem previsão de estreia no circuito comercial brasileiro, nos diz como a sociedade pode ser hipócrita a ponto de esquecer os próprios erros e condenar o outro. Simplesmente por uma liturgia que falha pois é regida por homens e não por Deus. 

Na historia que é baseada em fatos, conheceremos Daniel (Bartosz Bielenia), um rapaz de 20 anos que experimenta uma transformação espiritual enquanto vive em um Centro de Detenção para Jovens. Ele quer se tornar padre, mas isso é impossível por causa de sua ficha criminal. Quando é enviado para trabalhar na oficina de um carpinteiro em uma cidade pequena, na chegada, ele se veste de padre e por um equívoco assume a paróquia local. A chegada do jovem e carismático pregador é uma oportunidade para a comunidade local iniciar um processo de cura após uma tragédia que aconteceu na região envolvendo famílias de vários jovens. 

Todo o foco do drama gira em torno da divisão causada pelo triste acontecimento naquele lugarejo, onde Daniel seria tanto o ponto apaziguador como também aquele que desencadearia grande mal estar entre as famílias que se sentiam vítimas em meio àquela tragédia. Contudo, ele acaba ganhando a confiança do povo local, ajuda mudar as mentes ao passo de que também muda sua forma de ver e de viver muitas coisas. 'Corpus Christi' nos fala sobre como a religião pode ser nociva e hipócrita se não houver um líder sensato, e acima de tudo, nos fala sobre o amadurecimento da fé, do abandono das velhas práticas. 

Aquele ladrão na cruz poderia ser Daniel ou ainda o responsável pela tragédia naquela localidade. Contextualizar a mensagem da cruz para os dias de hoje, se tornou uma tarefa com alto grau de dificuldade. Infelizmente. 


Super Vale Ver !


Nenhum comentário