Adsense Cabeçalho

Dica do Papo: 'O Profissional' | 1994

Por Eduardo Machado @históriadecinema


Natalie Portman é uma atriz de talento reconhecidíssimo atualmente. Nem todos se lembram, no entanto, que ela estreou nos cinemas com apenas 12 anos em uma performance tão arrebatadora quanto polêmica.

Em “O Profissional”, Mathilda (Natalie Portman), é uma garotinha que, ao ver toda a sua família ser assassinada, procura abrigo com Léon (Jean Reno), um assassino profissional. A fim de obter vingança, ela oferece ajuda com serviços domésticos, enquanto ele, em troca, a ensinaria a matar.


Seria natural, então, dentro desse contexto, que Mathilda se encantasse pelo homem mais velho, o que de fato ocorre, e, por isso, é válido que abramos discussão sobre uma possível romantização da pedofilia e sexualização do corpo da atriz. 

Ocorre que o filme, embora deixe claro o afeto que nasce entre os dois, em nenhum momento indica abusos por parte de Léon. É um homem cuja frieza e experiência na hora de matar não é vista quando o assunto é relacionamento e inteligência emocional. Por outro lado, se Léon é infantilizado, Mathilda procura sempre parecer mais velha, usando roupas ousadas, enquanto disfarça o apreço por desenhos animados.

Por mais polêmico que isso seja, não dá para negar que é essa ambiguidade que carrega boa parte da aura do filme, mas, também, suas controvérsias. Embora algumas escolhas sejam discutíveis do ponto de vista moral, é fato que também são elas que mantêm o filme longe da vala comum e cravam o sucesso do projeto. Afinal, não fosse uma obra especial, não mereceria a nossa atenção mesmo após 25 anos do lançamento.


Nenhum comentário