'Ninho do Mal': longa finlandês explora o desumano e assustador mito da família perfeita | 2022
NOTA 7.5
Por Rafa Ferraz @issonãoéumacrítica
Com lançamento em Sundance 2022, o maior festival de cinema independente dos EUA, 'Hatching' (no original) é a estreia da diretora finlandesa Hanna Bergholm e já em seu primeiro se arrisca em um dos subgêneros mais complicados do terror, o “body-horror”.
No filme acompanhamos Tinja (Siiri Solalinna), uma aspirante a ginasta que tenta de todas as formas agradar sua exigente mãe (Sophia Heikkila), uma mulher obcecada por sua autoimagem e dona do vlog “Lovely Everyday Life”, onde compartilha nas redes a ideia da família perfeita em uma vida idílica e feliz. Após um incidente, Tinja resgata um misterioso ovo da floresta, dando vida a uma criatura misteriosa e a todos os medos e anseios por muito tempo escondidos.
Os elementos temáticos aqui apresentados são o que ‘Ninho do Mal’ tem de melhor. Se por um lado assistimos à um “coming-of-age” nada tradicional, por outro é possível identificar uma fábula moderna e bizarra com claras inspirações vindas de grandes nomes como Cronenberg e Carpenter. Os efeitos práticos são ótimos e maximizam o contraste entre o belo e o grotesco, outro tema bastante recorrente. As atuações secundárias têm pouca relevância, deixando para a dupla protagonista o destaque necessário e, diga-se de passagem, merecido. Em especial a jovem Siiri Solalinna, com uma performance espetacular em um papel que demanda bastante e a todo tempo habilidades verbais e corporais, uma vez que seu papel como ginasta dialoga de maneira central com a proposta.
O encaminhamento final pode gerar certo estranhamento pela perda da ambiguidade até ali muito bem construída. Junto com ela desaparece qualquer traço de sutileza, deixando a metáfora em segundo plano, optando portanto, por um desfecho expositivo e até certo ponto, previsível. Um deslize que não tira os méritos daquele que é, sem dúvida, um ótimo começo para Bergholm, cujo talento merece nossa atenção, especialmente para os fãs do gênero.
Deixe seu Comentário: