Dica do Papo! ' O Evangelho Segundo São Mateus' - 1966
A dica de hoje é de um longa beeeem antigo, mais precisamente do ano de 1966.
Originalmente em preto e branco, o filme 'O Evangelho Segundo São Mateus' do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini na época em que foi lançado , foi censurado pelo Vaticano e somente no ano passado é que o longa foi 'reabilitado' pelas lideranças católicas que agora consideram-no o melhor já feito sobre a vida de Jesus Cristo.
O filme narra a história de Jesus Cristo, do nascimento à ressurreição, a partir do texto de São Mateus. As parábolas, os primeiros discípulos, a revolta, a determinação, os milagres, a intolerância, a solidão e a impaciência. Assim Jesus conseguiu uma legião de seguidores e também muitos inimigos.
É bem verdade que a produção deve agradar mais aos fãs do cinema antigo, e acreditamos que também agradará , e muito ,à todos aqueles que tem Jesus Cristo como mestre, título proferido praticamente o tempo inteiro na película.
Pasolini sempre se envolveu em polêmicas, e até nos surpreende a história de Cristo ser retratada tão fielmente por ele , sem as chamadas heresias e exageros.
Pra quem conhece ou mesmo pra quem não conhece a história do maior homem que já existiu aqui na terra (pelo menos para uma grande maioria) , vale a espiada.
'Papo de Cinemateca,
Porque Cinema e Diversão é com a Gente Mesmo'.
Deixe seu Comentário: