Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO ! ' Madame Borary ' - 2015

NOTA 7.8

" Cada momento em que não possui o que ama, é um momento sem amor... e um coração sem amor é um coração sem voz, sem música... sem vida! "

'Madame Borary' é um clássico da literatura, e não é qualquer clássico, ele é considerado o pioneiro dentre os romances realistas; não somente, o livro tornou-se famoso por sua originalidade, o qual posteriormente levou a cunhagem do termo de psicologia bovarismo, em referência as características psicológicas da protagonista da obra. Quando o livro foi lançado, houve na França um grande interesse pelo romance, pois levou seu autor a julgamento.



A história se passa na França do século 19, onde a jovem Emma (Mia Wasikowska) se casa com o médico Charles Bovary (Henry Lloyd-Hughes) e vive as alegrias da vida de recém-casada. Mas o encantamento dura pouco e ela não suporta mais a vida convencional e entediante que leva ao lado do marido. Para pôr fim a essa agonia Emma começa a ter casos extraconjugais, que só a levam passar por mais desilusões.

'Madame Bovary' já ganhou várias produções feitas tanto para o cinema quanto para a televisão , lógico que não estamos diante da melhor produção envolvendo essa mulher bem à frente de seu tempo, mas esta produção trouxe algo de novo: Wasikowska deu um ar sombrio e triste à sua protagonista . Sem contar o restante do elenco que conta com nomes como os de Paul Giamatti, Rhys Ifans e Ezra Miller.

O que mais chama a atenção é que o tema continua atual e vai muito além do que vemos na tela: O comportamento da 'pseudo heroína romântica' tem traços bem complexos que são prato cheio para estudos mais minuciosos da psiquê humana. Destacaríamos nessa produção o figurino, que vai gradativamente acompanhando as mudanças comportamentais e psicológicas pelas quais a protagonista passa.

Diz o ditado que para trair e coçar é só começar... e lá no seculo passado, Emma já era uma entusiasta de tal 'arte' , hoje tão comum e banalizada. Mas afinal de contas , o amor justifica toda e qualquer atitude? Fica a pergunta.

Vale Ver !

Nenhum comentário