Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO ! 'O Coro' - 2014

NOTA 8.2

'O Coro', drama americano ainda sem previsão de estreia no Brasil , tem uma tônica até comum:  parece bem com aqueles filmes de 'volta por cima' que vira e mexe vemos na Sessão da Tarde, mas não estamos dizendo isso em tom pejorativo ...não,não!  Até porque,  mesmo rodeado de um mar de clichês,  o filme é inspirador e ainda por cima tem um super elenco que enriquece qualquer texto superficial. 



Na história o ainda desconhecido (porém ótimo) Garrett Wareing vive Stet , um garoto-problema de 11 anos de idade que sofre com a recente morte de sua mãe solteira em um acidente de carro. Ele acaba em um internato, onde ele se sente um peixe fora d'água. Logo, ele bate de frente com o maestro do coral do colégio, Carvelle (Dustin Hoffman), que reconhece algo especial na voz de Stet.  O professor vai influenciá-lo a descobrir seu dom criativo na música e o jovem rebelde vai provar que consegue atingir os padrões exigidos para participar do coral, orgulho da famosa escola.

O que é na verdade um dom ?  
Certa vez ouvi que dom é um favor imerecido de Deus , algo que ganhamos sem merecer e que não nos pertence. Acho esse significado maravilhoso,  até porque a tradução literal de 'dom' em inglês quer dizer 'presente'.  E é isso que o filme exalta :  o dom.  
Ganhamos esse presente um dia mas deixamos coisas externas interferir nele, mas uma coisa é certa,  um dom pode ser esquecido,  mas nunca tirado de nós. 

Com várias cenas emocionantes , principalmente com o mestre Dustin Hoffman e a estupenda Kathy Bates,  o filme é um 'presente' perfeito para esse fim de ano. 


Vale Ver ! 


*  Curiosidade :  'Boychoir' (no original) , Ã© inspirado no American Boychoir School, um dos corais mais respeitados do mundo, com sede em Nova Jersey.



Nenhum comentário