Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO ! 'Olhos da Justiça' - 2015

NOTA 8.2

À primeira vista , quando foi anunciado que o sem defeito 'O Segredo dos Seus Olhos' (2009) ganharia um remake americano soou bem estranho.  Afinal de contas, seria realmente difícil superar o famoso e oscarizado thriller argentino de Juan José Campanella. 

Na verdade,  o original continua sendo muito superior à essa versão 'enlatada',  mas Billy Ray (na direção), conseguiu sim um grande feito ,e colocou a produção numa posição bem longe de ser uma obra descartável.



Tudo começa quando os agentes do FBI Ray (Chiwetel Ejiofor) e Jess (Julia Roberts) atendem ao chamado de uma mulher morta jogada numa caçamba de lixo. Para o desespero de ambos, trata-se da filha de Jess e o suspeito do assassinato não é condenado. Treze anos se passam e Ray continua investigando o caso incansavelmente, seguindo os rastros do criminoso.

É realmente complicado adaptar uma obra que deu tão certo. Mas cremos que o maior problema nessa versão seja a alteração num detalhe aparentemente simples: 
A linha temporal parece ter sido usada em prol de uma aproximação do filme à cultura americana como o caso de 2002 , para ter como pano de fundo o fatídico 11/09. No primeiro filme o a história se passa entre 1974 e 2009 , neste entre 2002 e 2015. Mas há de se relevar essa conveniência em razão do bom desenvolvimento do longa. Muito embora comparações sejam inevitáveis e nitidamente em vários momentos o tipo de intenção usada no longa argentino esteja muito além dessa última versão. 

Em se tratando do elenco, o trio arrasa em cena,  mas é bem verdade que a química (enquanto possível casal) entre Kidman e Ejiofor deixa muito a desejar ,  nem de longe chegam aos pés da emoção e da verdade passada através dos personagens de Darín e Villamil na produção argentina. Mas eis a surpresa : um personagem não existente no filme anterior é quem rouba toda a cena, o que não é novidade em se tratando de Julia Roberts .

É como dissemos no início e o texto deixa bem claro,  comparações seriam mesmo inevitáveis, mas mesmo pra quem viu o anterior , o saldo é positivo e a direção tem total mérito sobre isso.  Mas pra quem não conhece a história,  com certeza irá se empolgar e possivelmente até incluí-lo entre seus filmes prediletos. 

Vale Ver ! 

Um comentário:

  1. O filme argentino me tocou muito. Posso dizer que passei a curtir o cine dos hermanos a partir dessa obra. Mas quero conferir a nova versão sim. Abraços!

    ResponderExcluir