Adsense Cabeçalho

Dica do Papo : 'Revisitando Hogwarts' - TOP 5

Chegamos ao 'TOP 5'  das nossas matérias especiais sobre a saga 'Harry Potter' ,  a aventura aqui já começa a ganhar mais notoriedade e entra numa fase decisiva preparando o terreno para o desfecho série. 

Pra quem ainda não sabe J.K Rowling , a autora de HP  , estará de volta nas telonas em novembro com o que seria o 'prequel'  das histórias do bruxinho simpático.  O filme se passará 70 anos antes da história que conhecemos e apresentará o personagem de Newt Scamander , o autor do livro usado em Hogwarts  :   ' Newt é um magizoologista que acabou de completar uma jornada global de documentação de criaturas mágicas e planeja escrever um livro com o material coletado. Sua mala é importante porque contém alguns dos seres estudados. É pequena no tamanho, mas tem todo um mundo em seu interior",  explicou o produtor do novo longa David Heyman. 



'Animais Fantásticos e Onde Habitam', o primeiro filme de uma nova trilogia, possui direção de David Yates (diretor dos 4 últimos filmes da saga HP) roteiro da própria J.K. Rowling e possui data de lançamento para 18 de novembro de 2016. As continuações têm estreias previstas para 2018 e 2020.



TOP 5 - 'Harry Potter e a Ordem da Fênix' - 2007



Sinopse :




Harry Potter (Daniel Radcliffe) retorna à Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, para cursar o 5º ano letivo. Logo ele descobre que boa parte da comunidade bruxa foi levada a acreditar que o retorno de Voldemort (Ralph Fiennes) foi uma mentira inventada por Harry, o que põe sua credibilidade em dúvida. Além disto, o Ministro da Magia Cornélio Fudge (Robert Hardy) impõe à escola a presença de Dolores Umbridge (Imelda Staunton), que torna-se a nova professora de Defesa Contra as Artes das Trevas. Acontece que as aulas de Umbridge, apesar de aprovadas pelo ministério, abrangem apenas temas amenos, deixando os alunos despreparados para os perigos dos dias atuais. Incentivado por seus amigos Rony (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson), Harry decide encontrar-se em segredo com um grupo de estudantes, visando a prática de magia. O grupo se autodenomina como a "Armada de Dumbledore", mas logo passa a ser vista como uma ameaça ao próprio Ministério da Magia.



Esse é o primeiro filme da série dirigido por David Yates. Os produtores gostaram tanto do trabalho dele que acabaram convidando-o para filmar todo o restante da série. E Steven Spielberg (que pena!) nunca mais vai ter essa oportunidade... a não ser que pensem em um remake de Harry Potter pra logo...  Antes de Yates,  Mira Nair e Jean-Pierre Jeunet foram convidados para dirigir 'Harry Potter e a Ordem da Fênix', mas ambos recusaram.

Os produtores planejavam eliminar o personagem de Monstro, até J.K. Rowling dizer a eles que o corte os prejudicaria adaptando o sétimo livro.  A atriz Imelda Staunton foi a única escolha do produtor para o papel de Dolores Umbridge. Ela e o designer de figurino tiveram a ideia de fazer o vestido dela mais cheios e saturados conforme o filme progredia. O livro a descreve como sendo fisicamente gorducha e como um sapo. Imelda fez um excelente trabalho nessa altura da série,  uma vilã que se destaca dentre tantos que a saga nos apresentou. 


A atriz britânica Imelda Staunton como a megera Dolores Umbridge

O tapete do escritório da professora Dolores Umbridge custou 50 mil libras esterlinas. Os pratos que enfeitam a sala foram pintados à mão, um a um.

A Sala Precisa foi descrita como uma sala sem começo ou fim. Para alcançar o senso de infinidade, a equipe de efeitos gastou cinco meses elaborando uma sala tendo espelhos rotatórios instalados que iriam minimizar as reflexões das câmeras e da equipe, também impedindo o efeito Hall de Espelho (termo comum usado em computação gráfica). Também, outro problema no set era que a luz por baixo das cortinas era brilhante para gerar reflexão, então o chão tinha que ser preto, membros do elenco tinham que ter um veludo preto cobrindo seus sapatos, e a equipe tinha que vestir sapatos azul cirúrgicos para evitar espalhar sujeira no chão do set. O título falso de trabalho do filme era Tip-Top.

Os dementadores e as máscaras dos Comensais da Morte são diferentes do que aparece em filmes anteriores.

O set do Departamento de Mistérios marca a primeira vez em que um set gerado completamente por computador foi utilizado na franquia. Construir o set seria muito caro, já que se estima que 15.000 bolas de cristais seriam necessárias e levaria muito tempo para limpar o set novamente se fosse necessário refazer a cena.

Sorridentes: Ralph Fiennes,  Helena Bonham Carter,  Michael Gambon e Daniel Radcliffe


O personagem de Grope foi feito utilizando uma recente inovação na tecnologia de filmagem, desenvolvida por Image Metrics, que permite que um computador mapeie a atuação de um ator em um personagem virtual ou humano, vivo ou morto. O resultado foi muito superior à computação gráfica padrão de desenho à mão, que é cara e consome muito tempo.

Daniel Radcliffe teve a idéia de que, como um gesto de respeito ao professor em que Harry mais certamente se inspirou, ele iria vestir certos tipos de roupas que lembrassem as roupas usadas por Prof. Lupin em suas lições de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004), durante suas aulas. O diretor gostou da sugestão, então essa virou a base para a aparência dele durante essas cenas.

As assinaturas de Harry, Rony e Hermione para a lista da Armada de Dumbledore são as mesmas assinaturas vistas nos livros.




Já que esse filme incluiria um duelo de varinhas em um nível de elite, um “coreógrafo de varinhas” específico (Paul Harris, que é na verdade um coreógrafo de dança profissional) foi trazido para desenvolver estilos e técnicas para esse modo altamente ortodoxo de se lutar. O resultado consiste em cinco movimentos básicos de lançamento de feitiço, que cada um dos atores pôde adaptar para encaixar com seus personagens. Então, assim sendo, Lúcio Malfoy teria um estilo bem formal e de certa forma rígido, enquanto Sirius Black utiliza um estilo de “luta de rua” mais ágil e espontâneo.

O set usado para o julgamento de Igor Karkaroff, na cena de Harry Potter e o Cálice de Fogo(2005), foi dobrado em tamanho para o julgamento de Harry nesse filme, ainda protegendo sua simetria.

O filme foi lançado em 4.181 cinemas nos Estados Unidos. Um recorde para os lançamentos da Warner Bros. Além do maior lançamento em IMAX, arrecadando $1,9 milhões, e da melhor estreia numa quarta-feira, arrecadando 44 milhões de dólares, título que pertencia a Homem-Aranha 2, até então.



*******************




Por hora,  isso é tudo. 
Na semana que vem estamos de volta com as curiosidades da sexta aventura da saga : 'Harry Potter e o Enigma do Príncipe '.  






'Papo de Cinemateca - Porque Cinema e Diversão é com a Gente Mesmo.'

Nenhum comentário