Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'O Dono do Jogo' - 2016

NOTA  8.9


Dizem que a vida é um grande tabuleiro de xadrez, só que nem sempre dá pra ganhar ,seja em que jogo for .... mas e quando não sabemos perder ?  

Bobby Fischer definitivamente não sabia encarar a derrota , mas antes fosse só isso, além do temperamento difícil, o  prodígio que foi um grande nome do xadrez não só nos E.U.A mas em todo o mundo, também tinha sérios problemas mentais, o que o tornou refém de si mesmo durante toda sua vida. 



Na história , o ótimo Tobey Maguire vive o mito do xadrez americano Bobby Fischer. Ele já era popular aos 15 anos e ganhou o apelido Grande Mestre. Sua carreira ficou marcada pela “Batalha da Guerra Fria”, em 1972, quando  venceu o campeão russo Boris Spassky , vivido aqui por Liev Schreiber.

Tobey  ,que dá vida à Bobby  e está incrível na pele do ídolo por sinal  , é também o produtor do longa e certa vez afirmou que demorou dez anos pra tirar o projeto do papel , e valeu à espera, o roteiro impecável se afina perfeitamente com a incontestável excelente direção  de Edward Zwick ,de forma ser impossível não mergulhar na história deste homem. O tom aplicado às excentricidades e estranhezas de Mr Fischer é com certeza o carro chefe do filme ,  mas as tomadas das partidas são extremamente interessantes e mesmo não entendendo do jogo, a condução não há de deixar o espectador entediado, muito pelo contrário.

Não é de se espantar toda a eficiência da direção , Zwick tem um extenso currículo : 'Lendas da Paixão', 'Coragem Sob Fogo' e 'Diamante de Sangue'  estão entre as jóias do diretor.  Seu último longa foi 'Amor e Outras Drogas' em 2011 e por essa lista , só esperamos que ele não demore tanto da próxima vez, pois o cinema precisa mais de obras assim,  daquelas que quando terminam sempre deixam o gostinho de quero mais ou então aquela doce perguntinha:  ué ,  já acabou?  

'O Dono do Jogo' se passa nas décadas em que o mundo vivia grande efervescência cultural e comportamental, além disso tudo, vamos descobrir que não era só a Guerra Fria que agitava os alicerces entre a União Soviética e os E.U.A , mas também os campeonatos de jogos de xadrez. É o cinema nos dando a chance de aprender o que muitas vezes os livros de história não contam. 



Vale Ver !  

Nenhum comentário