PiTacO do PapO! 'O Clube' - 2015
NOTA 10
"E viu Deus que a luz era boa, e separou a luz das trevas.." (Gênesis 1:4)
O Chileno Pablo LarraÃn ,do ótimo 'No' estrelado por Gael Garcia Bernal em 2012, acaba de entregar mais um obra prima para o cinema latino americano. 'O Clube' que foi vencedor do prêmio do júri no festival de Berlim em 2015 e indicado ao Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro este ano, é uma das produções chilenas mais geniais dos últimos 10 anos.
Na história, um grupo eclético de quatro sacerdotes convivem com a freira Mônica em uma casa na costa chilena. Quando não estão orando e expiando seus pecados, eles treinam seu cachorro para a próxima corrida onde apostam e conseguem um dinheirinho. O que será que os levou até ali, praticamente no meio do nada, onde o vento sopra forte frequentemente? Quando um novo sacerdote muda-se para lá, um homem começa a lhe fazer fortes acusações. Sua voz aumenta mais e mais até que um tiro soa. Os padres evitam acusações dizendo ser suicÃdio. A igreja envia um investigador, mas será que ele realmente tem a intenção de descobrir a verdade ou apenas garantir que a aparência santa seja mantida?
A grande sacada de 'El Cub' (no original) é sua narrativa. Mesmo sendo uma pelÃcula que é um soco no estômago, Larrain mantém uma narrativa palatável e atraente, deixando claro que pretende muito mais do que fazer denúncias sobre possÃveis casos de pedofilia e homossexualismo na igreja católica. Esse 'boom' todo, também se deve ao roteiro também estar a cargo do diretor, fazendo assim um link perfeito desde a ideia inicial até o acabamento nas telas.
Com um roteiro tão denso e cheio de surpresas, também era necessário um casting à altura, e felizmente a direção acertou mais uma vez : talvez por já ter uma certa intimidade com boa parte do elenco, Roberto FarÃas, Antonia Zegers, Alfredo Castro e Alejandro Goic, atores com quem trabalhou em 'No' (citado acima). A produção tem aqui profissionais que lançam muito mais mão das expressões do que um simplesmente 'bater de texto'. O longa mantém o clima de suspense, mesmo num ritmo mais pausado, e nos faz mergulhar no drama individual de cada personagem e por sua vez deixar-nos ficar remoendo o que teria feito cada um dos enclausurados para estarem ali, mais um acerto numa história que é apresentada aos poucos ao espectador, quando entra em cena o explosivo clÃmax, este momento demonstra todo o domÃnio de LarraÃn como contador de histórias. Enfim, 'O Clube' é o casamento perfeito entre estética , roteiro e discurso sem que um cresça em cima do outro. Pode ser esse o segredo de tamanho êxito.
Super Vale Ver !
"E viu Deus que a luz era boa, e separou a luz das trevas.." (Gênesis 1:4)
O Chileno Pablo LarraÃn ,do ótimo 'No' estrelado por Gael Garcia Bernal em 2012, acaba de entregar mais um obra prima para o cinema latino americano. 'O Clube' que foi vencedor do prêmio do júri no festival de Berlim em 2015 e indicado ao Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro este ano, é uma das produções chilenas mais geniais dos últimos 10 anos.
Na história, um grupo eclético de quatro sacerdotes convivem com a freira Mônica em uma casa na costa chilena. Quando não estão orando e expiando seus pecados, eles treinam seu cachorro para a próxima corrida onde apostam e conseguem um dinheirinho. O que será que os levou até ali, praticamente no meio do nada, onde o vento sopra forte frequentemente? Quando um novo sacerdote muda-se para lá, um homem começa a lhe fazer fortes acusações. Sua voz aumenta mais e mais até que um tiro soa. Os padres evitam acusações dizendo ser suicÃdio. A igreja envia um investigador, mas será que ele realmente tem a intenção de descobrir a verdade ou apenas garantir que a aparência santa seja mantida?
A grande sacada de 'El Cub' (no original) é sua narrativa. Mesmo sendo uma pelÃcula que é um soco no estômago, Larrain mantém uma narrativa palatável e atraente, deixando claro que pretende muito mais do que fazer denúncias sobre possÃveis casos de pedofilia e homossexualismo na igreja católica. Esse 'boom' todo, também se deve ao roteiro também estar a cargo do diretor, fazendo assim um link perfeito desde a ideia inicial até o acabamento nas telas.
Com um roteiro tão denso e cheio de surpresas, também era necessário um casting à altura, e felizmente a direção acertou mais uma vez : talvez por já ter uma certa intimidade com boa parte do elenco, Roberto FarÃas, Antonia Zegers, Alfredo Castro e Alejandro Goic, atores com quem trabalhou em 'No' (citado acima). A produção tem aqui profissionais que lançam muito mais mão das expressões do que um simplesmente 'bater de texto'. O longa mantém o clima de suspense, mesmo num ritmo mais pausado, e nos faz mergulhar no drama individual de cada personagem e por sua vez deixar-nos ficar remoendo o que teria feito cada um dos enclausurados para estarem ali, mais um acerto numa história que é apresentada aos poucos ao espectador, quando entra em cena o explosivo clÃmax, este momento demonstra todo o domÃnio de LarraÃn como contador de histórias. Enfim, 'O Clube' é o casamento perfeito entre estética , roteiro e discurso sem que um cresça em cima do outro. Pode ser esse o segredo de tamanho êxito.
Super Vale Ver !
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