Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'Como Eu era Antes de Você' - 2016

NOTA 8.2



Ele um cara rico,  refinado, rodeado de amigos e com carreira promissora. Ela uma menina boba do interior, de família simples, de gostos não muito apurados e totalmente sem popularidade. Quando é que imaginaríamos que dois mundos tão diferentes iriam se conectar tão bem. Eu definiria assim Will Trainor e Louisa Clark, os protagonistas do romance número 1 do momento que é baseado no best seller de Jojo Moyes. 



Na história, o abastado e bem sucedido Will (Sam Claflin), leva uma vida repleta de conquistas, viagens  e esportes radicais até ser atingido por uma moto, ao atravessar a rua em um dia chuvoso. O acidente o torna tetraplégico, obrigando-o a permanecer em uma cadeira de rodas. A situação o torna depressivo e extremamente cínico, para a preocupação de seus pais (Janet McTeer e Charles Dance). É neste contexto que Louisa Clark (Emilia Clarke) é contratada para cuidar de Will. De origem modesta, com dificuldades financeiras e sem grandes aspirações na vida, ela faz o possível para melhorar o estado de espírito de Will , mas aos poucos acaba se envolvendo com o rapaz.

'Como Eu era Antes de Você', na verdade é muito mais que um simples romance, é uma história sobre destinos que se cruzam e como isso pode mudar nosso modo de ver a vida e a partir daí ter coragem de alçar novos e altos voos. É sobre não enxergar seu potencial e precisar de alguém que o faça por você. A princípio isso até pode parecer clichê, mas o roteiro, também de Moyes, acaba encontrando um bom lugar entre o 'mais do mesmo'  e a inovação. O texto é gostoso , bem colocado e para um romance,  nem é tão 'açucarado' assim,  e acredito mesmo que isso se deve ao roteiro também ter sido confeccionado por sua autora original. Não bastava o texto estar no prumo,  os personagens precisavam passar essa sintonia que o livro com certeza exigia deles,  e com toda certeza Claflin e Clarke responderam à altura: Claflin na verdade já tem uma certa intimidade com o gênero, mas Clarke (a nossa poderosa Khaleesi de GOT) foi uma doce surpresa, um tanto quanto caricata às vezes, mas ainda sim muito atraente.

É claro que não tem como deixar as comparações de lado : 'Me Before You' (no original), bebe na água de outros filmes do gênero, mas se faz chorar é porque realmente toca, não só por ser uma trama dramática mas também por fazer pensar , e ainda encontra em seus personagens o carisma que raramente vemos por aí. Estamos diante de uma 'receita de bolo bem conduzida', investindo forte em bons sentimentos e na humanidade  como motivações para seguir em frente. Portanto,  tire aquele lencinho do fundo da gaveta e leve pro cinema , pois você , se ainda não viu o filme,  com toda certeza vai precisar.



Vale Ver !

Nenhum comentário