Dica do Papo! 'Paris, Texas' - 1984
O diretor alemão Win Wenders é talvez o maior nome do cinema por trás das câmeras da atualidade. São 41 anos de carreira e mais de 30 filmes no currÃculo. Hoje vamos falar do filme mais celebrado da história do diretor, o longa colecionou prêmios e indicações por onde passou na época, e esse destaque todo tem explicação.
Além de construir histórias exacerbadamente humanas, nota-se a atenção de Wenders para com a estética: O longa tem uma bela fotografia. Alguns planos abertos e fixos nos permitem contemplar imagens que mais parecem grandes pinturas, fruto da experiência de Wenders com os pincéis, antes de se tornar cineasta. O diretor também utiliza alguns planos-sequência, como na cena em que Jane conversa com Travis sobre seu passado. Destaque para a convincente atuação de Nastassja Kinski, que inclusive está belÃssima no longa por sinal (falando nisso , por onde anda essa mulher que não nos presenteia com um novo trabalho há dez anos ,gente?) Faz uma super falta....
Eis a sinopse :
A trama conta a história de Travis (Harry Dean Stanton) que é encontrado exausto e sem memória, em um deserto ao sul dos EUA. Aos poucos ele vai se recordando de sua vida, sendo acolhido pelo irmão Walt (Dean Stockwell), que é casado com Anne (Aurore Clément). Com eles vive também Alex (Hunter Carson), filho do homem sem memória, que aos poucos volta a se identificar com o pai.
Travis é um personagem complexo. Seu jeito excessivamente calmo, contemplativo, contrasta com sua personalidade forte. O caminho percorrido por ele serve de metáfora para a situação em que se encontra. Como quando caminha sobre trilhos, sem saber direito para onde levam: metáfora de sua caminhada em direção a um destino incerto. Destino que começa a ficar claro, quando, aos poucos, recupera suas antigas lembranças.
O filme de Wenders trata do tema da perda e da busca, mas o que encontramos, no conjunto de personagens, são fragmentos humanos dispersos no Universo social: o pequeno Hunter, a mãe, Travis e inclusive o casal que adota Hunter (Walt e a mulher Anne) estão imersos em relações insatisfatórias e inconclusas. Pra falar a verdade , 'Paris, Texas' é um grande jornada de recomeço e autoconhecimento, que trabalha silenciosamente a dor de seus personagens... nada de histerias, gritos, escândalos... essa é mesmo uma caracterÃstica de Wendes, tudo é tratado com sutileza e longas pausas dramáticas.
'Paris ,Texas' ( o filme favorito de Kurt Cobain , do Nirvana) é sem dúvidas um dos grandes filmes dos anos 80, um conjunto de acertos desde o argumento inicial a escolha do elenco, mas o que fez do filme o que ele é , com toda certeza é a genialidade de Wenders...
Vida longa a esse fantástico representante do cinema alemão.
* Um peep show, ou peepshow ,é uma exibição de fotografias, objetos ou pessoas visualizadas através de um pequeno furo ou uma cabine com vidro, geralmente é um dos setores em casas de stripers, principalmente para quem não quer ser visto em um lugar assim.
'Papo de Cinemateca - Porque Cinema e Diversão é com a Gente Mesmo.'
Além de construir histórias exacerbadamente humanas, nota-se a atenção de Wenders para com a estética: O longa tem uma bela fotografia. Alguns planos abertos e fixos nos permitem contemplar imagens que mais parecem grandes pinturas, fruto da experiência de Wenders com os pincéis, antes de se tornar cineasta. O diretor também utiliza alguns planos-sequência, como na cena em que Jane conversa com Travis sobre seu passado. Destaque para a convincente atuação de Nastassja Kinski, que inclusive está belÃssima no longa por sinal (falando nisso , por onde anda essa mulher que não nos presenteia com um novo trabalho há dez anos ,gente?) Faz uma super falta....
Eis a sinopse :
A trama conta a história de Travis (Harry Dean Stanton) que é encontrado exausto e sem memória, em um deserto ao sul dos EUA. Aos poucos ele vai se recordando de sua vida, sendo acolhido pelo irmão Walt (Dean Stockwell), que é casado com Anne (Aurore Clément). Com eles vive também Alex (Hunter Carson), filho do homem sem memória, que aos poucos volta a se identificar com o pai.
Travis é um personagem complexo. Seu jeito excessivamente calmo, contemplativo, contrasta com sua personalidade forte. O caminho percorrido por ele serve de metáfora para a situação em que se encontra. Como quando caminha sobre trilhos, sem saber direito para onde levam: metáfora de sua caminhada em direção a um destino incerto. Destino que começa a ficar claro, quando, aos poucos, recupera suas antigas lembranças.
Kinski em sua cabine de 'Peep show' * |
O filme de Wenders trata do tema da perda e da busca, mas o que encontramos, no conjunto de personagens, são fragmentos humanos dispersos no Universo social: o pequeno Hunter, a mãe, Travis e inclusive o casal que adota Hunter (Walt e a mulher Anne) estão imersos em relações insatisfatórias e inconclusas. Pra falar a verdade , 'Paris, Texas' é um grande jornada de recomeço e autoconhecimento, que trabalha silenciosamente a dor de seus personagens... nada de histerias, gritos, escândalos... essa é mesmo uma caracterÃstica de Wendes, tudo é tratado com sutileza e longas pausas dramáticas.
'Paris ,Texas' ( o filme favorito de Kurt Cobain , do Nirvana) é sem dúvidas um dos grandes filmes dos anos 80, um conjunto de acertos desde o argumento inicial a escolha do elenco, mas o que fez do filme o que ele é , com toda certeza é a genialidade de Wenders...
Vida longa a esse fantástico representante do cinema alemão.
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* Um peep show, ou peepshow ,é uma exibição de fotografias, objetos ou pessoas visualizadas através de um pequeno furo ou uma cabine com vidro, geralmente é um dos setores em casas de stripers, principalmente para quem não quer ser visto em um lugar assim.
'Papo de Cinemateca - Porque Cinema e Diversão é com a Gente Mesmo.'
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