Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO ! 'Fatima' - 2016

NOTA 9.3


Antes de qualquer comentário que eu faça sobre 'Fátima', filme selecionado no último Festival de Cannes e grande vencedor do Cesar 2016,  eu gostaria de te fazer um pedido: Não julgue o filme pelo cartaz. Este excelente drama francês não empolga muito pela arte de divulgação ,  mas ao medi-lo por esse detalhe, você com toda certeza estará perdendo a chance de apreciar uma obra excepcional.


Na história seremos apresentados à Fatima. Ela cria sozinha as duas filhas: Souad, de 15 anos, adolescente rebelde; e Nesrine, de 18 anos, que está começando os estudos de medicina. Ela não fala bem francês, o que frustra sua comunicação com as filhas, mas ainda assim ambas são a razão para que ela siga em frente. Um dia, em seu emprego como empregada doméstica, ela cai de uma escada. Convalescendo, escreve em árabe tudo o que nunca conseguiu dizer às filhas em francês.

Ao assistir 'Fatima', vamos perceber muitas semelhanças com o nosso 'Que Horas Ela Volta', aclamado filme de Ana Muylaert que também rodou o mundo em premiações. Uma mãe simples,  empregada doméstica cuja filha tem vergonha da mãe que tem e faz questão que ela saiba disso. Aqui temos ligeiras diferenças no argumento e uma história bem menos rebuscada em sua construção, mas no fim das contas, ambas as obras querem transmitir o mesmo recado:  o preconceito em relação as diferenças étnicas (como no caso do longa em questão) ou sociais. A direção de Philippe Faucon é certeira, objetiva ... muitas vezes um soco no estômago e em outras com uma dose a mais de doçura.  

Se há uma mensagem nesse contexto todo, não há dúvidas de que é a força que existe em um coração de mãe.  Mesmo com todas as dificuldades e intemperes, o instinto materno é capaz de tudo para exprimir amor  pela prole, seja com ações simples ou sacrifícios. Além de em certo ponto do filme chegarmos a uma outra conclusão:  'Fatima'  pode ser eu ou você,  pode ser todo mundo que luta pra vencer o dia a dia, passando por cima das dificuldades de cabeça erguida ainda que digam que você não é ninguém.  Muitas vezes não ouviremos algo assim da boca de alguém com todas as letras, mas torna-se questão de honra calar até as vozes que ainda nem foram proferidas.  Trocando em miúdos,  as 'Fátimas' de lá são tipo as 'Marias' de cá... sim, aquela mesma da canção de Milton Nascimento.




Super Vale Ver ! 

2 comentários:

  1. Vou correndo ver.Suas dicas são preciosas e certeiras. Muito obrigado. Abcs. Luiz.

    ResponderExcluir
  2. Vou correndo ver.Suas dicas são preciosas e certeiras. Muito obrigado. Abcs. Luiz.

    ResponderExcluir