Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO ! ' Ralé' - 2016

NOTA 8.0


'Ralé'  , é a segunda e recente parceria de Ney Matogrosso com a diretora Helena Ignez.  O primeiro longa foi 'Luz nas Trevas' (2010) , que como 'Ralé' tem aquela mesma pegada transgressora e experimental.  Não espere uma história linear e com lógica , pois estamos diante de uma obra sem definições,  sem rótulos,  assim como a mensagem que o longa pretende passar. 

Estamos falando de um filme dentro do filme: Jovens diretores, adolescentes prodígios, estão filmando “A Exibicionista” em meio a uma fazenda numa região paradisíaca. Barão (Ney Matogrosso) vive nesse local, onde irá celebrar seu casamento com o dançarino Marcelo. A obra investiga a alma brasileira, colocando a Amazônia como epicentro do mundo, refletindo a respeito de questões existenciais, legitimando o direito à liberdade e individualidade sexual. 

Filosófico e musical, o longa é livremente inspirado no texto do escritor russo Máximo Gorki (A Mãe, 1906), que apresenta relatos desconexos de mini dramas, que tem como objetivo protestar sobre as convenções que em geral são consideradas um 'padrão a ser seguido'. E com isso são colocados em discussão assuntos como a homossexualidade, o transgênicos, a mulher na sociedade, o idoso, e assim por diante, tudo no tom de protesto, sobre a forma que a sociedade julga o outro, ou como somos conduzidos a seguir certas regras.

'Ralé'  definitivamente não é comercial e não foi pensado para isso, mas sem dúvida é uma produção que merece grande atenção por conseguir colocar o dedo na ferida de diversos assuntos, que às vezes deixamos por debaixo do tapete. É preciso se expor, para ser visto, ouvido e principalmente entendido. Helena Ignez , que inclusive faz uma participação curiosa no filme,  é mais uma faceta interessante do leque de opções do nosso cinema. 



Vale Ver ! 


Nenhum comentário