Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO ! 'Sala Verde' - 2016

NOTA 8.2


Costumo dizer que filme bom é aquele que entretém. Pois bem, desse mal 'Sala Verde', um mix de suspense e ação,  certamente não morre. O filme foi selecionado para a sessão "Quinzena dos Realizadores" do Festival de Cannes e ficou entre os três primeiros colocados na escolha do público do Festival Internacional de Cinema de Toronto, ambos em 2015.

Na história vamos conhecer uma banda de punk rock, os 'The Ain't Rights', que após terminarem seu show em um galpão repleto de neonazistas, por um infortúnio do destino, acabam testemunhando um terrível ato de violência e um brutal assassinato. Como eles são as únicas testemunhas do crime, eles logo se tornam o principal alvo de uma gangue de skinheads. A banda, então, terá que se refugiar na tal “sala verde” se quiserem sobreviver à “queima de arquivos” promovida pelos brutais assassinos.


Quando disse no início que desse mal 'Green Room' (no original) não morre, é justamente pelo fato do filme não deixar 'beira' para o tédio. A todo momento seremos surpreendidos por uma reviravolta ou um ato de violência que farão com que nossa atenção seja totalmente voltada para o que está bem ali diante dos nossos olhos... não há espaço para a dispersão . O longa se apoia na violência gráfica para tornar as coisas ainda mais brutais e críveis. As tentativas de evasão resultam em ferimentos que pulsam na tela. O sangue jorra para marcar visualmente a jornada que poderia muito bem ser comparada a um pesadelo, por seu fluxo intenso e quase ininterrupto de angústia. 

Sabe aquele ditado : 'A ocasião faz o ladrão'? Pois é,  aqui faz todo sentido, a todo tempo os personagens são testados e mostram até onde podem ir quando tem suas vidas postas em cheque. Os desdobramentos podem ficar sem algumas respostas, mas nesse caso , não faz muita diferença. Na direção , Jeremy Saulnier ,  deixa claro que 'Green Room' não pretende ser um filme explicadinho,  mas que se sustenta puro e simplesmente pelo apelo visual e a força de uma história que cumpre bem a tarefa de entreter , ainda que choque o público por conta disso.  

O elenco conta com o consagrado Patrick Stewart (o professor Xavier de X-Men), Imogen Poots e ainda o saudoso Anton Yelchin,  que faleceu no último 19 de junho após um acidente de carro inexplicável dentro de sua própria casa. 'Green Room' está entre seus últimos filmes. 



Vale Ver ! 

Nenhum comentário