Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO ! 'Holding The Man' - 2016

NOTA 9.0


Que agradável saber que o cinema LGBTQ , se é que podemos chamá-lo assim, está saindo dos guetos , dos redutos temáticos para alcançar a visibilidade do grande público. Foi assim com 'Brokeback Mountain' (2005) e 'Milk - A Voz da Igualdade' (2008), que não só chegaram aos cinemas em várias partes do mundo como escalaram atores de grande expressão para encabeçá-los. Em 'Holding the Man', o caminho seguido é muito parecido, mesmo sofrendo com o problema que muitos filmes independentes sofrem: a distribuição. Contudo, no que diz respeito ao elenco, o nível é tal e qual o dos trabalhos citados. 


O longa que se passa entre 1976 e 1991, é
baseado em fatos verídicos, e conta a história de Tim Conigrave e John Caleo que se apaixonam enquanto adolescentes. John era o capitão do time de futebol americano, Tim um aspirante a ator desempenhando um papel menor em Romeu e Julieta. O romance perdurou por 15 anos para rir na cara de tudo que a vida jogou para eles - separações, discriminações, tentações, ciúmes e até perdas em decorrência da AIDS. 

O longa é uma adaptação do famoso livro autobiográfico do próprio Tim, narrando a sua história com John, desde que se conheceram aos 15 anos de idade em Melbourne, Austrália, passando pela saída do armário, pela prática sexual desregrada de Tim, que frequentava saunas e orgias, e a posterior contaminação de ambos. Tim transmitiu o vírus para John, e passou a viver com esse sentimento de culpa até a morte do parceiro. Tim se mudou para a Itália para escrever o livro e o terminou em 1994.

Como disse no início, o forte do longa é o elenco: Ambicioso, o diretor Neil Armfield convocou atores australianos famosos para papéis pequenos, como Guy Pearce (que faz o pai de Tim), Geoffrey Rush, no papel do professor de interpretação ( quando Tim ainda estava estudando para seguir carreira de ator) e Anthony Lapaglia, que interpreta o pai de John. Armfield mostra sensibilidade na direção e no trabalho com os atores,  sem dúvidas outro ponto alto no filme. Creio que a edição tenha pecado: O longa se torna arrastado ali pelo meio, mas ainda sim , a força da história dentro de um tema delicado e ainda tão discutido, fazem com que todos os pormenores passem a não interferir negativamente num todo.

'Holding the Man', pode ser considerado sem medo,  um grande filme dentro dessa temática , cujo principal atributo é não ser pedante ou melodramático demais, mesmo tendo motivos para isso. O longa pode ser encontrado para download e também na plataforma de steaming Netflix. 


Super Vale Ver ! 

Nenhum comentário