Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'O Caseiro' - 2016

NOTA 8.0


O cinema de terror aos poucos tem chegado nas produções brasileiras. O elogiado 'Quando eu Era Vivo'  e  execrado 'Isolados (ambos de 2014)  , são exemplos de que o cinema nacional quer explorar cada vez mais esse nicho. Em 2016,  a bola da vez é 'O Caseiro',  dirigido pelo jovem e novato Julio Santi , o filme sofreu algumas comparações com filmes como 'Invocação do Mal', por exemplo , mas ainda sim o filme foi acariciado pela crítica em geral.  Sinal que o rapaz começou a carreira com o pé direito. 

Na história Bruno Garcia é Davi Carvalho, um cético professor de psicologia famoso por escrever um livro que explica aparições sobrenaturais através da psicanálise. Após anos sem atender pacientes, ele viaja para o interior buscando investigar o caso de um homem que acredita que sua filha vem sendo assombrada pelo fantasma do antigo caseiro de sua propriedade, que se suicidou.


Todos sabemos que ainda há um grande pre conceito com o cinema nacional, sobretudo com determinados gêneros. Mas ,ainda que nesse tipo de filme nos faltem os recursos que os americanos tem,  sobra a chance de ser criativos e criar um argumento que seja atraente e pelo menos inteligente. No caso de 'O Caseiro',  a segunda alternativa felizmente funcionou bem,  mesmo a produção em determinados momentos, parecendo não saber que rumo tomar. 

As referências serão sim inevitáveis. No que pesa as comparações com o filme de James Wan, há algo, no entanto, que foi assumidamente feito de caso pensado. Lançar "O Caseiro" na última quinta-feira (23), duas semanas após o longa norte-americano chegar às telas brasileiras, é uma forma de angariar parte do interesse criado nas plateias. Limitado ao circuito de "filme de gênero", "O Caseiro" estreou em apenas 61 salas de cinema no Brasil, contra 782 de "Invocação do Mal 2". Ainda assim, a história desenvolvida por Santi e pelo produtor João Segall conseguiu entrar no top 10 de bilheterias do fim de semana no país, com pouco menos de 5.000 espectadores.

A grande sacada de Santi , e que por sua vez acabou 'espantando os fantasmas' de seu filme, acabou sendo a coragem de não apelar pro susto fácil.  De construir uma narrativa que conversasse de maneira diferente que muitos filmes do gênero fazem.  Essa 'boa nova' , com toda certeza 'O Caseiro'  traz.  A surpresa final acontece e não é tão clichê quanto imaginávamos. 





Vale Ver ! 

Nenhum comentário