Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO ! 'O Vendedor de Sonhos' - 2016

NOTA 7.6


O conhecido diretor de novelas, Jayme Monjardim ('O tempo e o Vento' -2012), chega ao seu terceiro trabalho nas telonas com o desafio de fazer a mesma proeza que 'O Vendedor de Sonhos' fez enquanto literatura. O renomado escritor muito conhecido por seus livros de auto ajuda , Augusto Cury, fez do título uma espécie de série : a partir deste , outros livros vieram como 'O Vendedor de Sonhos e a Revolução dos Anônimos' e 'O Semeador de Ideias'. 

Suas obras  podem ser encontrados em mais de 50 países do mundo. Os romances da série tiveram milhões de exemplares vendidos no Brasil. O 'Vendedor de Sonhos' conquistou o mercado asiático e russo, foi nomeado para o melhor livro de 2009, e foi eleito no mesmo ano, a melhor ficção internacional na China. Em Portugal, os seus leitores apaixonados, organizaram um grupo de estudos para discutir as teorias de Cury, e publicaram suas conclusões sobre o assunto.



Na história conheceremos Júlio César (Dan Stulbach), um psicólogo que, decepcionado com a vida em geral,  tenta o suicídio, mas é impedido de cometer o ato final por intermédio de um mendigo, o "Mestre" (César Troncoso). Uma amizade peculiar surge entre os dois e, logo, a dupla passa a tentar salvar pessoas ao apresentar um novo caminho para se viver.



A história de Augusto Cury se pauta em vida, morte e o que fazemos durante o tempo que passamos neste mundo. Frases de motivação e algumas até muito conhecidas de muitos, como por exemplo: "O ser humano não morre quando seu coração deixa de pulsar, mas quando de alguma forma deixa de se sentir importante", recheiam a tela como uma maneira de atrair os corações mais amolecidos,  mas o tom dado à película por Monjardim inevitavelmente soa piegas e bem menos grandioso do que ensaiava ser. 

Porém,  mesmo que o roteiro de L.G. Bayão e do próprio Cury  descambe em inúmeros clichês, não há hipótese de não se comover com as atuações de Stulbach e do uruguaio César Troncoso, sobretudo o segundo. Troncoso consegue êxito ao imprimir a força de um personagem que além das palavras fala com o olhar. Diria que o grande motivo de ir ao cinema assistir 'O Vendedor de Sonhos' se deve única e exclusivamente pela grandeza com que o ator trata a história que tem em mãos e claro, a delicadeza com que 'manuseia' seu personagem. 





Vale Ver ! 




Nenhum comentário