Adsense Cabeçalho

Dica do Papo! 'Amor à Flor da Pele' - 2000

Por Thayná Prado @cinemanoporão



Um casal de vizinhos Chow (Tony Leung Chiu Wai) e Li-Zhen (Maggie Cheung) acabam descobrindo que estão sendo traídos pelos seus respectivos parceiros e através desse acontecimento começam a ser o consolo um do outro e a passar mais tempo juntos para discutir os motivos que podem ter ocasionado a traição, em meio a tanta proximidade, eles acabam descobrindo diversos gostos em comum, perspectivas semelhantes sobre futuro e a vida, e também sobre qual decisão irão tomar em relação a traição de seus parceiros.


Wong Kar-Wai já foi considerado o Pedro Almodóvar Chinês por sua forma semelhante de dirigir. Em seus longas, ele costuma abusar de cores centradas com ligação a narrativa, no caso de 'In the mood for love' (no original), o vermelho é bem saturado, com uma trilha sonora focada em salientar os anseios mais intensos dos personagens.

O longa mostra a relação sutil que é estabelecida por eles sem precisar de cenas rebuscadas e com muitos toques. A trilha sonora, fotografia, diálogos intensos e precisos conseguem nos transferir todo o sentimento habitado ali.


É satisfatório e ao mesmo tempo intrigante acompanhar o vínculo construído por Chow e Li, é também extremamente perceptivo o cuidado em que o diretor teve ao dirigir as cenas em que eles se conheciam melhor, em passar a realidade em pequenos detalhes como algumas reações facilmente percebidas nos personagens. É um longa que abraça tudo com muita sutileza e estilo, além de ser impecável nos quesitos técnicos, é uma experiência autêntica e diferenciada.





O longa está na lista das melhores produções da década em que foi concebido e não poderia ser de outra forma, é merecedor de todo o mérito que lhe foi atribuído. Se tornou um dos meus filmes favoritos do gênero e vale muito a pena pra quem curte um romance realista.






" Papo de Cinemateca - Porque Cinema e Diversão é com a Gente Mesmo"

Nenhum comentário