Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO ! 'As Escolhidas' - 2016

NOTA 9.5



Os cinemas do mundo todo são bombardeados com produções de grandes estúdios, que ganham a mídia e invadem as salas sem deixar espaço para as produções mais modestas,  sobretudo as não faladas em inglês. Graças aos festivais e salas menores que ainda sobrevivem com um público bem reduzido, algumas vezes temos a chance de vermos algo fora do circuito hollyoodiano.  E se acaso a distribuição 'pecar' , ainda temos a adorada internet, pra poder conferir títulos como 'As Escolhidas' por exemplo, que foi destaque no Festival do Rio, e em Cannes na mostra Um Certo Olhar em 2015.


Na história que se passa em Tijuana, no México, a jovem Sofia (Nancy Talamantes) se apaixona por Ulises (Oscar Torres), sem saber que ele opera um esquema de prostituição com seu pai e seu irmão mais velho. Quando Sofia é colocada para trabalhar, Ulisses, que também se apaixonou pela garota,  tem de encontrar outra para substituí-la.  Só assim ele teria a chance de viver esse amor que surgiu inesperadamente. 

Dirigido pelo mexicano David Pablos (de 'A Vida Depois'-2013), o filme tem a chance de discutir um problema atual que ainda insiste em acontecer no mundo dito 'moderno' : a escravidão e tráfico de mulheres para prostituição. O mais interessante de tudo é que Pablos, apesar de trabalhar um tema relativamente corriqueiro,  consegue apresentar um trabalho extremamente criativo e original, não só pelo roteiro (também de sua autoria), mas pela brilhante montagem e edição, que conferem delicadeza às cenas que poderiam ser bem pesadas. (Me refiro a sequência de sexo com inúmeros clientes, quando Sofia está aprisionada dentro do bordel). Mas que não detalharei aqui, claro, para não tirar o brilho do momento. 

'Las Elegigas' (título original) é mais um belo exemplar do que o México é capaz de fazer dentro de um universo impregnado de sujeira e tristeza, que ainda faz milhares de vítimas construindo sonhos em cima dos sonhos perdidos de outrem. Um filme denso, pesado, mas que ainda consegue em muitos momentos passar leveza dentro da marcante narrativa e do trabalho de elenco. 





Super Vale Ver ! 


Nenhum comentário