Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'Neruda' - 2016

NOTA 9.0



Pablo Larraín é hoje um dos meus diretores latinos preferidos. O chileno tem o dom de transformar histórias simplistas e que poderiam resultar em narrativas de perfil linear e apenas corretas,  em verdadeiras obras de arte. O cara que ganhou Hollywood com a recente cinebiografia de Jackie Kennedy, teve outro trabalho da mesma expressão e importância lançado no ano passado - a história real do poeta e ex senador do Chile Pablo Neruda.


'Neruda', acompanha um trecho da vida do escritor no fim da década de 1940, quando ele, interpretado aqui por Luis Gnecco , é cassado e perseguido pelo governo por sua filiação com o partido comunista. Em seu encalço está o investigador Peluchonneau, vivido pelo mexicano Gael García Bernal. Narrador universal da história, o policial faz comentários em cenas que não está, critica o estilo de vida “esquerda caviar” de seu foragido e, ao mesmo tempo, flerta com a arte e a ideia de ser o protagonista da história — como que ciente de seu estado de personagem. 

Tal como fez com 'Jackie', que teve três indicações ao Oscar 2017, Larraín dá seu fino acabamento em uma narrativa envolvente em clima 'noir', do tipo que raras vezes vemos. A grande sacada da cinebiografia, é não seguir a receita habitual e construir uma história que não se prende ao contexto histórico, mesmo que o tenha como pano de fundo de maneira contundente na película - esse 'toque de midas' do diretor, traz clareza sobre o universo de Pablo Neruda, mas ao mesmo tempo cria um universo de mistério em torno da lenda que recebeu o prêmio Nobel de literatura.

Amparado pelo talento do trio Bernal-Gnecco-Móran (essa última, vive a esposa de Neruda com soberba atuação), Larraín passa ao espectador a sensação de domínio de sua obra onde imprime sua marca e realiza não somente mais um filme, e sim um evento no ramo cinematográfico. 'Neruda' foi injustamente esnobado no Oscar, mas apareceu entre os indicados ao Globo de Ouro de Melhor filme estrangeiro em 2017. 

Vida longa ao novo dono do cinema latino. 






Super Vale Ver ! 







Nenhum comentário