Adsense Cabeçalho

Especial: 'Alien' (1979 - 2017)

A saga Alien, que vai ganhar um novo filme no próximo dia onze de maio, começou sua trilha de sucesso em 1979 com o primeiro longa que teve o mestre Ridley Scott à frente da direção.  De lá pra cá,  outras sumidades assumiram o cargo, mas uma coisa é certa : a saga é uma das mais antológicas e promissoras na história do cinema.  Scott, há mais de 30 anos atrás inaugurava um gênero que anos mais tarde seria explorado incansavelmente : o terror espacial.

A ideia dessa matéria é refrescar a memória do espectador e celebrar o novo longa que volta com a direção de Ridley Scott. 'Alien Covenant' estreia nos cinemas nesse dia 11 de maio sob muita expectativa. 



Alien - O Oitavo Passageiro  (1979)

No primeiro filme da saga a definição do Alien me chamou a atenção: 'Um ser puro... um sobrevivente. Despido de consciência, remorso e ilusões de moralidade.' - O que de cara notamos, é que o ser alienígena além de todos esses 'atributos' também dispunha de uma inteligência superior à do ser humano. Scott lança mão de toda carga de tensão e terror para deixar o espectador atordoado. Além de inaugurar um gênero (praticamente), o diretor também abriu com chave de ouro uma era inteira de produções com alienígenas. 

Aqui vale uma curiosidade: Ridley Scott pensou em matar a tenente Ripley (Sigourney Weaver)  no final do filme - 'Eu imaginei que o alienígena deveria entrar, Ripley o acertaria com o arpão, mas sem fazer nenhuma diferença, então ele acertaria sua máscara e tiraria sua cabeça fora”, afirmou o diretor em entrevista à Entertainment Weekly. É claro que isso não aconteceu, até porque Scott foi ameaçado de demissão caso alterasse o roteiro de Dan O'Bannon e Ronald Shusett. 


Aliens, O Resgate (1986)


No segundo filme da saga lançado em 1986, James Cameron ('Titanic'-1997) assume a direção e o resultado é um filme também com muito suspense, mas com uma dose a mais de ação. A tripulação da Nostromo assume um papel mais ofensivo ao invés de irem em caráter de pesquisa:  a essa altura já está mais do que provado que as criaturas xenomorfas (os populares aliens) são inimigos e devem ser mesmo exterminados. Cameron eleva também o nível visual da série e tudo é mais grandioso e impressionante, assim como toda obra do diretor. 

Recomendo a versão estendida acaso você ainda não tenha visto. O roteiro idealizado por James Cameron, David Giler e Walter Hill é bem amarrado e faz melhor sentido nessa edição especial. Somos apresentados a uma cena deletada que trata sobre a filha da personagem de Weaver e que morreu idosa sem reencontrar a mãe, a qual estava perdida no espaço. Essa cena nos faz ter uma compreensão e aceitação melhor do sentimento materno que a militar rapidamente desenvolve por Newt (a garotinha orfã) ao encontrá-la na colônia espacial. 'Aliens- O Resgate' é mais um grande filme da saga que não apresentou novidade em relação ao primeiro, mas que abriu caminhos para a série ir longe.


Alien 3 (1992)

Na terceira produção do xenomorfo mais famoso da sétima arte, David Fincher (do icônico e adorado 'Clube da Luta' -1999) devolve a pegada de suspense para a saga (que inclusive é característica do diretor). Outros rumos são dados para a trama, com surpresas que fazem com que a história seja talvez a mais bem amarrada dentre os filmes lançados até aquele momento. Só que a crítica e boa parte do público não pensou bem assim - o filme foi o maior fiasco entre os filmes da série, e o próprio Lynch chegou a declarar que não reconhece o filme como seu... tenso! 



É desse terceiro filme a imagem que marcou não só a saga , como também se tornou referência quando alienígenas precisam ser ilustrados em temas cinéfilos dentro do gênero. Mais um filme, e na minha opinião mais um acerto : 'Alien 3' é inquietante, e o suspense não vem somente do temido alien, David Lynch vai além pra deixar o espectador preso na poltrona e sem desgrudar os olhos da tela. Não é o melhor da série, mas dá seu recado. 


Alien - A Ressurreição (1997)


'Alien - A Ressurreição' chegou 5 anos após o terceiro filme da série. Massacrado por parte da crítica, a saga dessa vez teve Jean-Pierre Jeunet (sim, o mesmo mestre que anos mais tarde veria seu nome catapultado ao hall de grandes diretores com o inesquecível 'O Fabuloso Destino de Amélie Poulain).



Não é o melhor da série, mas Jeunet, apesar dos momentos de grande tensão, também consegue sequências mais leves para a produção, até pelo tom empoderado e sarcástico dado à Tenente Ripley, que agora é uma especie de mãe dos monstros. A guinada do roteiro de Joss Whedon (o nome por trás de 'Os Vingadores - Era de Ultron') parece não ter agradado a opinião pública, mas com o ritmo acelerado e cheio de grandes momentos de ação, o filme cresceu entre os fãs da saga. A produção ganha um reforço de luxo no elenco: a atriz Winona Ryder vive a robô ('com sentimento') Call, peça importante no desenrolar da história. 


Prometheus (2012)

A chegada de "Prometheus" foi cercada de expectativa. Afinal de contas, depois dos malfadados "Alien vs Predador" na década passada (que inclusive deixamos de fora na matéria por entender que não sejam relevantes num todo), o longa-metragem marca não só um retorno à mitologia "Alien", mas a volta do diretor Ridley Scott, justamente quem inaugurou a série com excelência em 1979.



Se "Prometheus" não é oficialmente um produto da marca – a ambição é de que a produção inaugure sua própria franquia –, sem dúvida pertence ao mesmo universo e funciona como uma espécie de "prequel", ou seja, retrata fatos que ocorreram antes do primeiro filme. A relação exata, no entanto, só pode ser descoberta pelo expectador. 


Alien Covenant  (2017) 

'Alien Covenant' estreia neste onze de maio também sob muita expectativa, afinal de contas é o retorno de Ridley Scott ao universo que um dia ele deu o start. Mas  muitas perguntas sobre o novo filme estrelado por Katherine Waterson estão sendo feitas. Como 'Alien: Covenant' se encaixa como uma sequência de 'Prometheus' e um spin-off de 'Alien'?  

“Ele tem elementos de ambos os filmes”, disse a atriz ao site Screen Rant. “Tem alguns aspectos que são semelhantes ao 'Prometheus' e outros como um retorno ao original. Mas, novamente, é uma coisa nova também, e às vezes acho que descrever as coisas pode impedir, de alguma forma, a surpresa que o público pode ter.”


Situado 10 anos depois dos eventos de 'Prometheus', 'Alien: Covenant' gira em torno da tripulação da nave colonial Covenant que, a caminho de um planeta remoto no lado mais longínquo da galáxia, descobre o que eles julgam ser um paraíso inexplorado, mas na verdade é um mundo sombrio e perigoso, cujo único habitante é o sintético David (Michael Fassbender), sobrevivente da amaldiçoada expedição Prometheus.

Teremos novos filmes por aí e 'Alien: Covenant' será o primeiro filme de uma nova trilogia diretamente conectada à franquia Alien. A intenção dos três novos filmes é introduzir lentamente a história de origem das criaturas para, no final, voltar ao começo do Alien original.  O jeito agora é segurar a ansiedade e aguardar o dia onze de maio para descobrir o que será feito dessa icônica saga.


E aguarde, em breve nossa crítica do novo 'Alien' estará disponível aqui no blog!






'Papo de Cinemateca - Porque Cinema e Diversão é com a Gente Mesmo.' 

Nenhum comentário