Adsense Cabeçalho

Matéria Especial: Pré Estreia 'Os Pobres Diabos' - Reserva Niterói

Silvia Buarque, Everaldo Pontes,  Chico Díaz , Zezita de Matos e Gero Camilo, são só alguns dos ótimos nomes que integram o elenco de 'Os Pobres Diabos', novo mergulho cinematográfico dentro da vasta obra de Rosemberg Cariry. 


Sílvia Buarque, Chico Díaz e Gero Camilo em uma das muitas impagáveis cenas de 'Os Pobres Diabos'

Cariry que é jornalista, escritor, poeta e pesquisador das culturas populares brasileiras, já  publicou também vários livros. Participou de várias entidades nacionais de cineastas e lutou pela diversidade do cinema brasileiro, sendo um dos responsáveis pelo processo de “regionalização” dos meios de produção audiovisual, que tem mudado o panorama do cinema brasileiro há mais de 40 anos.


Everaldo Pontes, Sílvia Buarque e o diretor Rosemberg Cariry 

A noite de ontem no Reserva Cultural Niterói, especialíssima por sinal, foi a última pré estreia do filme que chega aos cinemas neste 06 de julho. O evento promovido pelo Reserva Cultural Niterói contou com a presença do diretor e os atores Silvia Buarque e Everaldo Pontes, que na abertura falaram do prazer do convívio por cerca de 30 dias com todo o elenco durante as gravações, que inevitavelmente os aproximou e transformou os envolvidos numa espécie de família. Tal experiência, segundo o diretor,  deu a característica quase orgânica e claro, sentimental ao filme. Essa mesma experiência transparece na tela,  tanto nas cenas de euforia, com fina comicidade, tanto nos momentos mais dramáticos da trama.


Com os convidados do Papo na pré estreia 
Já Silvia Buarque, ressaltou que o longa foi um bom desafio:  "Trabalhei o personagem pelo afeto e até pela compaixão mesmo, no fundo, a Creuza de Guadalajara é uma mulher carente e infeliz não só na vida pessoal como na condição de artista de circo.  Mas Creuza tomou corpo mesmo quando começamos a rodar o filme e o Rosemberg foi me conduzindo, com a sabedoria dos mestres, que nos conduzem entendendo e ouvindo quem somos e o que pensamos. É claro que um mês no set, convivência diária, conversas, improvisações, tudo isso foi fundamental para essa comunhão. Foi uma das experiências mais ricas na minha vida profissional no cinema."

Sobre o filme que se passa no interior do Ceará (que não vou entrar em muitos detalhes nesta matéria), conheceremos uma trupe de circo mambembe que sai de cidade em cidade apresentando um espetáculo cheio de lirismo, com cores vivas e no texto, repleto de literatura cordel, a força de uma história que traduz muito bem o momento atual brasileiro. Acredito que nem o diretor tenha se dado conta de quão político o filme se torna em certa altura.


Danilo Tácito (à esquerda), anfitrião da casa
Ao final, pude junto com meus convidados e o público presente, beber da sabedoria e experiência do mestre Rosemberg, assim como o ator Everaldo Pontes, que nos contou sobre a dificuldades em se fazer um filme com pouco recurso - cerca de 1 milhão e meio de reais -, sobre o achado que foi encontrar uma tenda velha pra filmar e não ter que gastar além da conta com isso. Perguntei também se é mais fácil fazer cinema hoje do que há quarenta anos atrás e a resposta veio rápido : "sem dúvidas hoje em dia é muito mais fácil. Olho para trás e fico pensando com eu conseguia fazer cinema com um equipamento tão modesto e com poucos recursos, e hoje, mesmo com pouco apoio do governo e leis de incentivo bastante reduzidos, ainda sim é muito mais fácil e menos oneroso conseguir equipamentos de alto nível para fazer cinema de ponta."

Pra mim foi um privilégio sem precedentes participar dessa noite linda, onde cultura transborda, e só me restou absorver tudo que tanto o filme, como a troca na conversa com direção e elenco presente puderam me proporcionar. 

E por fim, não poderia deixar de agradecer aos organizadores do evento, Guto Lima,  Cláudia Vieira e Danilo Tácito que me receberam como na sala de sua casa. _ Mas não seria o cinema a casa mais chegada de um bom cinéfilo?  Pois é assim que o Reserva trata seus frequentadores, além de valorizar a arte e apoiar aqueles que amam e fazem do cinema um ofício. 



Confira no vídeo do nosso canal, o bate papo com a direção! 


FICHA TÉCNICA 

Os Pobres Diabos - Ano de produção 2012

Diretor: Rosemberg Cariry
Elenco: Chico Diaz, Sílvia Buarque, Everaldo Pontes, Gero Camilo, Zezita Matos, Sâmia Bittencourt, Nanego Lira, Georgina de Castro, Reginaldo Batista Ferro, Letícia Sousa Perna e Sávio Ygor Ramos
Produção executiva: Bárbara Cariry 
Direção de produção: Teta Maia
Roteiro: Rosemberg Cariry
Fotografia: Petrus Cariry
Som: Yures Viana e Érico Paiva (Sapão)
Desenho sonoro e mixagem: Érico Paiva (Sapão)
Direção de arte e figurino: Sérgio Silveira
Cenografia: Sérgio Chaves
Trilha sonora original: Herlon Robson 


SOBRE O CINEMA 

Reserva Cultural Niterói  - Av. Visconde do Rio Branco, 880 - São Domingos, Niterói - RJ, 24020-007  /  Telefone: (21) 3604-1545

Para programação e ingressos acesse o site: http://www.reservacultural.com.br/niteroi/index.php/






´Papo de Cinemateca - Porque Cinema e Diversão é com a Gente Mesmo.'






  

2 comentários:

  1. Adorei a matéria! Mais um ótimo filme brasileiro para conferir. Tomara chegue aqui na Região dos Lagos rapidinho. Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Excelente matéria. Fotos interessantes e vídeo esclarecedor. Parabéns ao Papo.

    ResponderExcluir