Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'Cartas da Guerra' - 2017

NOTA 8.5


Histórias.. histórias.. histórias... elas me movem. O cinema tem esse alcance; dá-nos a chance de descobrirmos e redescobrirmos vidas, pessoas e acontecimentos que nem sempre estão nos livros de história. Mais uma dessas 'pérolas escondidas' acaba de chegar aos cinemas.

Escrito e dirigido por Ivo M. Ferreira, 'Cartas da Guerra' é baseado no romance de mesmo nome que o escritor português António Lobo Antunes lançou em 2005. O livro na verdade é uma compilação de cartas que ele, médico alferes na ocasião, escrevia para a mulher para tentar diminuir a dor de amor durante aquele tenebroso período. 


A história de passa no ano de 1971, quando Antônio (Miguel Nunes), de 28 anos, é incorporado no exército português para servir como médico numa das piores zonas da Guerra Colonial, no Leste de Angola. Longe de Maria José (Margarida Vila-Nova), a mulher amada que se viu obrigado a deixar, ele vai matando as saudades através de longas cartas que escreve durante dois anos . Através delas, o espectador vai conhecendo o homem solitário por trás do soldado, as suas angústias, desejos e esperanças. 

O filme ,que inclusive foi representante de Portugal para uma vaga no Oscar, passou por vários festivais internacionais, entre eles o Festival de Cinema de Berlim (Alemanha), o Festival Internacional de Cine de Cartagena de Indias (Colômbia), Macau Literary Film Festival, Shanghai International Film Festival (China), Sydney Film Festival e Brisbane Asia Pacific Film Festival (Austrália). Dos 27 prêmios aos quais concorreu , abocanhou 19. Fiz questão de citar alguns dos prêmios, pois isso mostra que a obra não é apenas mais uma 'no meio da multidão' dentro do cinema português - não que um filme que tenha passado pelo Oscar ou festivais seja necessariamente um grande filme, mas temos aqui um boa nova: ele fez jus a todos os prêmios pelos quais foi indicado. 


Além do texto irretocável e impregnado de poesia, a parte técnica é um show a parte:  mesmo sendo todo filmado em preto e branco, a luz é extremamente bem cuidada. A história desse amor incurável e arrebatador, é narrada não só em palavras mas também em imagens, e a fotografia é o suporte precioso para que tudo ficasse ainda mais belo. 'Cartas da Guerra' é uma das melhores coisas que o cinema lusitano nos deu de presente em anos. 


Vale Ver !

Nota: Ontem estive na estreia do filme com a presença do ator Ricardo Pereira. Confira mais fotos do debate após a sessão realizado pelo Reserva Cultural na nossa Fanpage





Nenhum comentário