Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'Love Film Festival' - 2017

NOTA 8.5


Lançado no Festival do Rio em 2015 e só chegando em circuito comercial agora em 2017, 'Love Film Festival' é mais um daqueles sopros de inventividade e prova de que o cinema nacional está mesmo se renovando, principalmente porque sangue novo tem sido 'bombeado' ao coração dessa indústria do entretenimento por aqui. À frente do projeto, 4 diretores: Manuela Dias, que dirigiu o episódio no Brasil, Vinícius Coimbra foi o diretor em Portugal, Juancho Cardona comandou a parte na Colômbia e Bruno Safadi filmou o segmento nos Estados Unidos. Essa pluralidade, que vem desde a direção feita à quatro mãos e navega pela tela em países diferentes, é sobre um assunto que será sempre universal: o amor.



A trama, que se passa nos bastidores do cinema, mais precisamente durante festivais, acompanha a roteirista brasileira Luzia (Leandra Leal), e Adrián (Manolo Cardona), um ator colombiano, que se conhecem e se apaixonam no Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira, em Portugal. Essa história de amor é desenvolvida em outros cinco encontros: todos eles em festivais ao redor do mundo. Nessa mistura de ficção e realidade, inclusive com a participação de profissionais do meio vivendo eles próprios (como por exemplo o cineasta Kleber Mendonça Filho e a atriz Helena Ignez) tudo é possível, e o casal revive clássicas cenas românticas de filmes.

O amor é global, o cinema também é... a mistura amor e cinema, é o ingrediente base desta produção que respira sonho, mas também fala de amores possíveis - a relação de Luzia e Adrián é perfeitamente factível e ao mesmo tempo se enquadra nesses típicos romances de cinema, como se ultrapassasse os limites do palpável. De forma alguma quero dizer que a ligação do casal protagonista soe 'fake' ou inverossímil , muito pelo contrário, o romance funciona em todos os sentidos. Parte disso, também se deve à proposta da direção que era filmar em tempo real essa possível história de amor: a produção levou 6 anos pra ficar pronta, e essa cronologia é ferozmente salutar ao resultado final do filme.


Leve, engraçado na medida, romântico, quente, doce. Tudo isso junto, aliado aos talentos do carismático trio, (Nanda Costa, que está na segunda parte do filme), e ainda a acertada direção feita a quatro mãos, resultam num filme que tem a característica de um cinema globalizado, não somente porque o filme é falado em duas línguas (ou mais) e tem locações em quatro países diferentes, mas primordialmente por conta da linguagem, do formato. 


O roteiro fala de encontros e desencontros de um casal badalado, nada que não tenhamos visto antes, porém, de qualquer forma, a montagem e as escolhas da direção (principalmente pela sacada de usar o tempo real na trama), fazem com que a ideia funcione muito bem na tela, e seja abraçada pelo público muito facilmente. Manuela Dias e sua trupe souberam como usar todos os elementos de um bom romance, tendo cenários fantásticos, com tomadas lindas e fotografia limpa, com texto crescente e nada entediante - 'Love Film Festival' é mais uma nuance do potencial brasileiro na arte de fazer cinema.



Vale Ver !






Nenhum comentário