Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Beatriz at Dinner' | 2017

NOTA 9.0


Por Rogério Machado


Quem Beatriz pensa que é?  Uma imigrante que trabalha como massagista,  sabe-se lá se não está ilegal nos Estados Unidos?! Quem é ela para confrontar um magnata da construção civil na América? Quem é ela pra dizer que o que ele faz é errado?  

Essa mulher chamada Beatriz é vivida pela indicada ao Oscar de melhor atriz por 'Frida' em 2003, Salma Hayek , uma imigrante mexicana que chega aos Estados Unidos separada da sua família, depois de um experimento imobiliário fracassado acabar com seu povoado. Depois de muitos anos, esta mulher "feia, velha e gorda", como se descreve em um dos diálogos, ganha a vida como massagista e curandeira no sul da Califórnia. 


Depois de terminar uma massagem na casa de um casal de ricos Cathy (Connie Britton) e Grant (David Warshofsky) , longe do lugar onde mora com seus cachorros e um cabrito, seu carro quebra e ela é obrigada a aguardar a ajuda de um amigo que a buscaria com o carro. Sua cliente lhe diz, então, que fique para jantar enquanto espera a ajuda, já que seu marido havia organizado um jantar de trabalho ao que estava convidado o milionário investidor Doug Strutt, interpretado por John Lithgow.

Mas do que se trata exatamente 'Beatriz at Dinner'?  Bem, este excepcional filme que foi destaque nos Festival de Sundance e ainda segue sem previsão de estreia no Brasil,  fala de intolerância, preconceito, segregação em pleno século XXI. É uma comédia dramática (ou uma dramática comédia) que coloca em confronto classe social, etnia, e principalmente o modo de pensar: Beatriz é amante da vida leve, dos animais, da natureza, humanista e que crê no poder da terra. Do outro 'lado da mesa' estão magnatas com papos fúteis e capitalistas, com seus risos e sorrisos fáceis vestidos de hipocrisia. Gente que acredita que o dinheiro vem em primeiro, e pessoas em segundo plano. 

'Beatriz at Dinner' é filme sobre os capitais desalmados que destroem o planeta, sobre o americano arrogante que calunia o imigrante a partir do estereótipo: uma descrição clara de alguém que hoje é presidente dos E.U.A, e se esse filme já não estivesse pronto há mais tempo, eu diria que a intenção era atacar Trump e seu fascismo.  O cinema tem dessas coisas premonitórias...



Super Vale Ver ! 


DIREÇÃO
Miguel Arteta 

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Mike White
Produção:  Aaron L. Gilbert,  David Hinojosa, Pamela Koffler, Christine Vachon 
Fotografia : Wyatt Garfield
Música: Mark Mothersbaugh


ELENCO 

Salma Hayek, John Lithgow,Jay Duplass,Connie Britton, Amy Landecker,Chloë Sevigny, David Warshofsky, John Early, Enrique Castillo

Nenhum comentário