Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Detroit em Rebelião' | 2017

NOTA 9.0

Por Karina Massud  @cinemassud 


A diretora Kathryn Bigelow continua craque em levar histórias violentas e polêmicas para as telonas. Depois de “Guerra ao Terror” (2008)  - pelo qual ganhou o Oscar de Melhor Filme e Direção - , foi inclusive a primeira mulher a ganhar o prêmio batendo o favoritíssimo “Avatar”, também esteve à frente de  “A Hora mais Escura” (2012).  Ela agora retrata os eventos chocantes que ocorreram em Detroit no verão de 1967 no sensacional “Detroit em Rebelião”.



A trama começa com uma pequena animação que resume os motivos e o momento das explosões de violência ocorridas num bairro na cidade de Detroit  (estado americano de Michigan) onde predominava a população negra, praticamente exilada nas periferias e em guerra aberta contra a polícia truculenta. É final dos anos 60, época em que a luta pela igualdade dos direitos civis entre brancos e negros borbulhava em toda a América.

Um grupo de jovens negros e duas turistas brancas que moram em um hotel estão em um quarto numa festinha quando os policiais que fazem a ronda pelo bairro acreditam que um tiro partiu de lá.  Eles abrem fogo contra o hotel e o invadem. O terror começa aí: o grupo de jovens é encurralado, submetido à violência de todos os tipos, física e psicológica, muito sangue, tapas e correria.

Brutalidade desmedida e sem motivo aparente, ou melhor, com motivo: o ódio racial.  Apesar do roteiro ser simples - apenas esse episódio do hotel - Bigelow o desenrola de forma brilhante e extremamente tensa, tensão essa que só cresce e angustia. Uma pequena tragédia dentro do caos maior que se passava em toda cidade.

O filme é como um documentário, cenas muito ágeis ( algumas reais) e que muitas vezes chegam a atordoar, a maioria delas dentro do quarto onde estão as vítimas detidas pelos policiais.

É de se admirar (e lamentar principalmente) que uma história que se passou há 40 anos ainda se mantenha tão atual diante de acontecimentos semelhantes que ainda ocorrem em nome do ódio por causa da cor da pele e religião das pessoas. 'Detroit em Rebelião' é um drama sócio-político avassalador e atemporal que deve ser visto e também premiado.


Super Vale Ver !


DIREÇÃO
Kathryn Bigelow

EQUIPE TÉCNICA
Roteiro: Mark Boal
Produção: Colin Wilson, Kathryn Bigelow, Mark Boal, Matthew Budman, Megan Ellison
Fotografia: Barry Ackroyd
Trilha Sonora: James Newton Howard
Estúdio: First Light Production, Page 114
Montador: Harry Yoon, William Goldenberg
Distribuidora: Imagem Filmes

ELENCO

Algee Smith, Andrea Eversley, Anthony Mackie, Austin Hébert, Ben O'Toole, Bennett Deady, Chris Chalk, Ephraim Sykes, Gbenga Akinnagbe, Hannah Murray, Jack Reynor, Jacob Latimore, Jason Mitchell, Jeremy Strong, John Boyega, John Krasinski, Joseph David-Jones, Kaitlyn Dever, Khris Davis, Laz Alonso, Leon Thomas III, Malcolm David Kelley, Mason Alban, Miguel Pimentel, Nathan Davis Jr., Peyton 'Alex' Smith, Samira Wiley, Tyler James Williams, Will Poulter

Nenhum comentário