Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Thelma' | 2017

NOTA 9.0

Por Rogério Machado


O norueguês Joachim Trier tem imprimido uma marca muito forte em todos os seus longas até agora, recentemente ele se consolidou como uma referência no elogiado 'Mais Forte que Bombas' (2016), e agora ele novamente se reinventa em 'Thelma', suspense que foi destaque no Festival de Toronto e do Rio e é o representante da Noruega na briga por um Oscar.  O longa usa inteligentemente o gênero suspense para tratar de temas espinhosos e super em voga nos dias de hoje, como a intolerância religiosa e a homossexualidade. 



Na trama, Thelma (Eili Harboe) é uma jovem e tímida garota que acaba de deixar a casa dos pais para estudar em Oslo, onde começa a viver seu primeiro amor. Seu relacionamento logo é afetado pela intromissão opressiva de sua família, que com suas crenças religiosas fundamentalistas conseguem abalar a vida da jovem. Quando Thelma fica aborrecida, coisas estranhas começam a acontecer e esses fenômenos sobrenaturais só aumentam. Enquanto busca respostas sobre esses poderes que ela não consegue controlar, seus pais severos e religiosos se preparam a cada dia que passa para o pior.

'Thelma' traça um paralelo promissor entre a fantasia e a realidade uma vez que desde muito tempo, esses 'super poderes' da personagem, ainda uma criança, não eram bem vistos pelos seus pais.  É bem verdade que esses mesmos poderes poderiam causar dores inestimáveis e marcas que durariam para sempre (não contarei aqui, óbvio, pois seria um spoiler imperdoável), - mas nada aconteceria sem que todas as partes consentissem  - a repressão e a indução de uma fé imposta haveria de ter uma válvula negativa de escape para Thelma. Os super poderes aqui, encaro como a homossexualidade percebida desde cedo pelos pais religiosos e repressores. 

O suspense dramático (digamos assim) de Trier é um longa  que remete à culpa, punição, fanatismo religioso e ainda a descoberta da sexualidade. Sentimentos em rota de colisão com o fantástico (ou seria apenas refúgio de uma mente problemática e perturbada?) Enfim... Tecnicamente impecável, o filme tem efeitos especiais e imagens impactantes. 

Belo e intrigante ao mesmo tempo, a trama recria e reinventa o mito em torno da construção do super-herói, mas, a sua maneira: soturno, inquietante e, quase neurótico.

Assista, mas antes, se prepare para o novo.


Super Vale Ver !

DIREÇÃO
Joachim Trier

EQUIPE TÉCNICA
Roteiro: Eskil Vogt, Joachim Trier
Produção: Thomas Robsahm
Fotografia: Jakob Ihre
Trilha Sonora: Ola Fløttum
Estúdio: Eurimages, Film i Väst, Motlys
Montador: Olivier Bugge Coutté
Distribuidora: Mares Filmes

ELENCO
Camilla Belsvik, Eili Harboe, Ellen Dorrit Petersen, Gorm Alexander Foss Grømer, Grethe Eltervåg, Henrik Rafaelsen, Ingrid Giæver, Ingrid Jørgensen Dragland, Isabel Christine Andreasen, Jonas Jörgensen, Kaya Wilkins, Lars Berge, Ludvig Algeback, Peter Ekedahl, Sigve Bøe, Steinar Klouman Hallert, Vanessa Borgli, Vidar Fransson



Nenhum comentário