Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Verão 1993' | 2017

NOTA 8.0

Por Rogério Machado


'Verão 1993' que chega hoje aos cinemas em circuito comercial no Brasil, foi destaque no Festival do Rio e é o representante da Espanha numa possível briga pelo Oscar de filme estrangeiro em 2018. O ganhador do Grande Prêmio da mostra Geração do Festival de Berlim 2017, aposta na simplicidade e na naturalidade para nos contar uma história delicada e de muita sensibilidade:  a morte e o luto sob o olhar de uma criança. 



Na história, Frida (Lais Artigas), do alto de seus seis anos, assiste em silêncio enquanto os últimos objetos do apartamento de sua falecida mãe são guardados em caixas, após perder o pai e ver sua mãe também morrer em função de uma doença que ela ainda não é capaz de assimilar. A família de seu tio a recebe de braços abertos, mas demora para que a menina se acostume à vida no campo, longe da cosmopolita Barcelona, onde sempre viveu. À noite, Frida reza para sua mãe, de quem sente muita falta, e durante o dia tenta achar seu lugar nesta nova vida.

Frida tem um olhar atento à tudo, não entende bem o que de fato acontece quando se perde alguém, mas sabe que se tornou o centro das atenções:  a partir daí, será uma constante a vitimização e a necessidade de manter esse posto - já que seus tios tem uma filha mais nova, Anna (Paula Robles) e ela pretende que os olhos de todos continuem voltados pra ela,  e não cogita dividir.

Sempre fiquei imaginando o que acontece no interior de uma criança quando de uma hora pra outra, alguém que está presente, deixa de existir. Crianças não vão a velórios ou cemitérios,  um dia alguém querido está lá do lado, no outro dia não. No filme, esse sentimento é retratado na prática em um diálogo super bonito entre Frida e sua tia (agora mãe), Marga (Bruna Cusí).

O filme é praticamente das jovens atrizes: Laís Artigas e Paula Robles protagonizam cenas singelas e bem desenhadas, como se a câmera estivesse ali e elas não estivessem vendo, tamanha a naturalidade de suas interpretações. 'Verão 1993' trata de um jeito leve e com toques melancólicos a relação de uma criança frente a morte - o sentimento é perfeitamente captado pela lente clínica da diretora e roteirista Carla Simón. Devido ao tema, esperava uma dose a mais de apelo dramático, emoção, mas ainda sim o filme conquista pela maneira que a história é conduzida. 

Vale Ver !

DIREÇÃO
Carla Simón

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Carla Simón
Produção:  Valérie Delpierre
Fotografia:  Santiago Racaj
Montagem: Didac Palou, Ana Pfaff
Música:  Ernest Pipó, Pau Boigues 



ELENCO

Bruna Cusí, David Verdaguer, Laia Artigas (II),  Paula Robles (II), Berta Pipó, Tieta Àngela, Fermí Reixach, Isabel Rocatti, Isabel Rocatti, Montse Sanz (II)

Nenhum comentário