Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Paulo , Apóstolo de Cristo' | 2018

NOTA 7.8

Por Rogério Machado



Pra quem conhece o mínimo no universo do cristianismo, sabe que o apóstolo Paulo é um dos autores mais marcantes da Bíblia, a chamada Palavra de Deus. Ele foi responsável pela maioria das epístolas, ou “Cartas Paulinas”, (como também são conhecidas) , e de ferrenho perseguidor dos cristãos, Paulo se tornou, talvez, o maior pregador do evangelho em sua geração. 'Paulo, Apóstolo de Cristo', filme ainda em cartaz nos cinemas, apresenta em específico as cartas que Lucas deixou registrado em Atos dos Apóstolos. 



O longa acompanha um episódio na vida do apóstolo Paulo (vivido por James Faulkner) que era conhecido como um dos perseguidores de cristãos mais cruéis de seu tempo. Mas tudo muda quando ele tem um encontro com o próprio Jesus. A partir desse momento, esse jovem se torna um dos apóstolos mais influentes do cristianismo. E na narrativa, durante sua prisão ao ser acusado pelo Imperador Nero de contribuir para um grande incêndio em Roma, ele se torna um confidente e cada dia mais chegado à Lucas (Jim Caviezel) outro apóstolo que também marcou a história do evangelho. 

O livro de Atos dos Apóstolos descreve que quando Estêvão foi apedrejado, suas vestes foram depositadas aos pés de Paulo de Tarso (Atos 7:58). Após esse episódio da morte de Estêvão (que é destaque em uma cena em flash back), Paulo de Tarso assumiu uma posição importante na perseguição aos cristãos. Ele recebeu autoridade oficial para liderar as perseguições. Além disso, na qualidade de membro do concílio do Sinédrio, ele dava o seu voto a favor da morte dos cristãos. Ainda que não vá muito fundo, o filme retrata o momento em que Saulo recebe um nome novo (Paulo)  ao passar de perseguidor a seguidor de Cristo. Ele vê Jesus, fica cego, e depois de três dias volta a ver estando na companhia de Ananias. 

O filme de Andrew Ryatt, sofre com o desvio de propósitos: a narrativa perde muito tempo ao dar enfoque na doença da filha do grego Mauritius (Olivier Martinez), um potencial novo crente do evangelho que Lucas e Paulo pregavam. O impasse permanece e muitos detalhes da vida de Paulo são somente pincelados ou suprimidos da produção. Contudo, ainda que a interpretação de Caviezel (que deu vida ao Jesus de Mel Gibson em 'A Paixão de Cristo' -2004) como Lucas seja apenas 'ok', o Paulo de Faulkner tem potência e ganha o espectador com a grandeza de sua performance. 'Paulo, Apóstolo de Cristo' deixa a desejar na biografia de seu personagem, mas oferece um bom material enquanto produção para o cinema. 



Vale Ver !

DIREÇÃO

  • Andrew Hyatt

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Andrew Hyatt, Terence Berden
Produção: David Zelon, Terence Berden
Fotografia: Gerardo Madrazo
Trilha Sonora: Jan A.P. Kaczmarek
Estúdio: Affirm Films, Outside Da Box
Montador: Scott Richter
Distribuidora: Sony

ELENCO

Alessandro Sperduti, Alexandra Vino, Andre Agius, Anthony Edridge, Antonia Campbell-Hughes, Erica Muscat, Henry Holland, Jacob Daniel Groth, James Faulkner, Jim Caviezel, Joanne Whalley, John Lynch, John-Paul Pace, Kenneth Spiteri, Manuel Cauchi, Nina Sultana, Noah Huntley, Olivier Martinez, Yorgos Karamihos

Nenhum comentário