Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Psiconautas, As Crianças Esquecidas' | 2017

NOTA 8.0

Por Rogério Machado


Foi se o tempo em que animações eram feitas somente para crianças. Hoje, muitas delas são usadas como uma maneira, digamos, lúdica e visualmente menos feroz de conscientizar, dizer verdades, e até criticar um tema ou outro. 

'Psiconautas , As Crianças Esquecidas' , premiado como melhor animação no Goya 2017 (o Oscar espanhol), e baseada na HQ de Alberto Vázquez,  chama atenção para um problema inevitável que o mundo enfrentará se não mudar o curso das coisas:  o de não atentar para o grito de socorro  do meio ambiente.


A história se passa logo após um desastre em uma usina nuclear que devastou a ilha onde vivem Dinki e seus amigos Zorrito e Sandra. Na intenção de saírem dessa atmosfera sufocante, os três fogem de casa em busca de um barco que possa levá-los ao continente. Ao mesmo tempo, um menino chamado Birdboy e seus amigos tentam escapar da polícia. O garoto faz uso de drogas na tentativa de aplacar seus demônios, mas se vê preso em pesadelos terríveis com monstros em forma de aves negras. Birdboy se lembra da vida que tinha com seu pai, e procura cuidar do último refúgio natural que ele havia deixado em segredo. Será que ele conseguirá fazer seu refúgio crescer e trazer de volta a prosperidade para a ilha? E será que Dinki e seus amigos conseguirão deixar a ilha que consideram condenada?

Imprimindo muito surrealismo e psicodelismo (se está 'Psico' está no título por um acaso realmente não sei) a animação não economiza na linguagem crua para mostrar como o mundo seria (ou será) se não reciclarmos ou não cuidarmos da natureza. Muito embora o filme tenha uma moral de grande mensagem,  não se trata nem um pouco de uma produção para o público infantil: o Birdboy , do título americano do longa, é um menino atormentado por demônios e usa muita droga para fugir da sua dura realidade. Seu relacionamento com Dinki,- que não chega a ser muito explorado na narrativa -, é um relacionamento adulto e até se subentende uma transa rápida em determinado trecho. Portanto, a animação é realista e literal, e essa linguagem talvez tenha sido um meio de retratar de maneira conceitual o futuro negro que nos aguarda, ou simplesmente por chegar mais perto da HQ criada por Vázquez.

Muito provavelmente, 'Psiconautas, As Crianças Esquecidas', que faz menção ao desprezo pelo homem com respeito à preservação do meio ambiente, não será exibido nas salas de cinema, mas muito em breve deve estar disponível em plataformas on demand. A animação não chega a ser imperdível, mas vale ser vista pela reflexão que provoca; e isso com extrema criatividade. 


Vale Ver ! 

DIREÇÃO

  • Pedro Rivero, Alberto Vázquez
  •  

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Joe Deasy,Pedro Rivero, Stephanie Sheh
Produção: Eric Beckman, David Jesteadt, Stephanie Sheh, Michael Sinterniklaas, Luis Tosar
Música: Aránzazu Calleja
Fotografia: Jose Domingo, Alberto Vázquez
Montador: Iván Miñambres

ELENCO


Andrea Alzuri, Eva Ojanguren, Josu Cubero, Félix Arcarazo, Jorge Carrero, Nuria Marín, Josu Varela, Jon Goiri, Maribel Legarreta, Iker Diez, Juan Carlos Loriz, Kepa Cueto,Josu Díaz, Mónica Erdocia,Ander Vildósola Gala, Markel Querejeta, Iker Mendaza, Jon Melero, Eriz Cerezo Ferrón, Victor Garcia, Mikel Panera,Julen San Esteban, Álvaro Sánchez, Gaspar Somoza, Pedro Rivero, Óscar Fernández, Gilen Alcalde, Ramón Barea, Paco Sagarzazu, Enrique San Francisco

Nenhum comentário