Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Rock'N Roll : Por Trás da Fama' | 2017

NOTA 9.0

Por Rogério Machado



Rir de si mesmo é o exercício da inteligência.  Assim penso eu. Quando se tem consciência disso, aí é que tudo fica mais divertido, ácido. Na comédia 'Rock N' Roll: Por Trás da Fama', o ator, diretor e roteirista Guillaume Canet brinca com sua própria persona, uma vez que ataca em todas as frentes. Essa liberdade de criação e condução, pelo que conhecemos da carreira do ator, não poderia ter dado noutra:  um longa genial, crítico, e o melhor, super engraçado. O filme fez parte da programação do Festival Varillux de Cinema Francês no ano passado e é possível encontrá-lo em plataformas on demand. 



Vivendo ele mesmo na produção, Guillaume Canet, um cineasta e ator consagrado já com seus 43 anos, é confrontado por uma repórter durante uma entrevista, sugerindo que ele está ultrapassado e não pode concorrer com os jovens de sua geração, que na idade dele, as opções seriam reduzidas. Perturbado com esta ideia, o artista decide provar que continua tão criativo e descolado quanto antes. Para isso, conta com a ajuda da sua esposa Marion Cotillard (que também  vive ela mesma e é parceira do ator na vida real), além de buscar inspiração no rei do rock francês Johnny Hallyday. Mas nem Marion estaria preparada para a falta de limites de Canet para alcançar seus objetivos.

O filme narra em tom de crítica os bastidores do mundo do cinema, e tem na dupla de protagonistas um deleite para o público. Marion e Canet, dois grandes ícones não só do cinema francês como do cinema mundial, se lançam sem pudores para dar veracidade ao tema: Marion dá um tom fanático à sua atriz que ensaia um sotaque canadense para seu francês afim de conseguir um  papel no novo filme de Xavier Dolan, e Canet, que domina na pele do ator com a famosa crise de meia idade, que começa a negar que os anos avançaram, e vai atrás de fórmulas mágicas, plásticas e muita malhação. Esse é o mote para situações irremediavelmente engraçadas e de completo nonsense. 

Nessa doce sátira à Hollywood e ao excesso de vaidade que deve reinar nos bastidores do showbiz, o 'Rock' do título não somente faz menção ao estilo musical como também é traduzido como alguém que está no auge, não só com respeito aos padrões de beleza impostos pelo mercado cinematográfico como também pela sociedade ou no círculo em que vivemos. O humor de Rock n' Roll reside nessa paranoia, que todos temos no íntimo da alma, mas pouco externam de maneira tão eficaz. Com uma atuação divertida que imprime a confusão da mente de alguém que não está pronto para envelhecer, nos deliciamos com a insistência de Canet em ser jovem para sempre, indo até as últimas consequências. Esse espiral alucinante em busca de si mesmo, nos permite conhecer de perto os extremos que a sede por juventude traz consigo mesmo. Progressiva, a comédia tem seu ápice em um clímax inusitado, que revela que no desespero, até negar-se é uma alternativa bem plausível a fim de retardar o tempo.


Super Vale Ver !

DIREÇÃO

  • Guillaume Canet

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Guillaume Canet
Produção: Alain Attal
Fotografia: Christophe Offenstein
Trilha Sonora: Maxim Nucci
Montador: Hervé de Luze

ELENCO

Alain Attal, Ben Foster, Camille Rowe, Fabrice Lamy, Gilles Lellouche, Guillaume Canet, Johnny Hallyday, Kev Adams, Laeticia Hallyday, Marion Cotillard, Maxim Nucci, Philippe Lefebvre, Tifenn Michel-Borgey, Yarol Poupaud, Yvan Attal

Nenhum comentário