Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'The Tale' | 2018

NOTA 10

Um conto de fadas às avessas.

Por Karina Massud  @cinemassud



Muita gente cria uma realidade fantasiosa pra sobreviver e se poupar do sofrimento e fantasmas decorrentes de um trauma.

Destaque no Festival de Sundance de 2018, “The Tale” relata um caso de abuso sexual e o faz-de-conta sobre ele criado, no caso o da própria diretora e roteirista Jennifer Fox. A cineasta, que já é tarimbada em documentários, certamente atingiu seu ápice nessa cinebio catártica, se expondo e remoendo sem medo essa enorme ferida.

Nettie (Ellen Burstyn) é a mãe que descobre tardiamente o abuso sofrido por sua filha Jennifer (Laura Dern) através de uma redação escolar que a menina escreveu aos 13 anos relatando o romance que teve com Bill (Jason Ritter), o bonitão treinador de corrida, e com sua treinadora de equitação, a bela e envolvente Sra G (Elizabeth Debicki). Uma criança com problemas de autoestima que se sentia invisível frente aos muitos irmãos e valorizada pelos tutores abusivos.


Jenny criou uma teia de acontecimentos que, até os 48 anos, ela acreditou serem verdadeiros. Um romance sob juramento silencioso que ela tentou justificar e se convencer de que era amor, paixão por parte dos professores, de que eram os anos 70 e de que ela era única e  especial (como se pedófilos fizessem apenas uma única vítima!). Revirando o passado e memórias confusas através de cartas, diários e conversas com antigas colegas, Jennifer procura por respostas, pois a bagunça mental que se instalou na sua vida parece aumentar a cada dia, bem como a indignação, impotência e tristeza por talvez ser tarde demais.

O roteiro segue com o brilhante embate entre a Jenny adulta (Dern) e a Jenny criança (a ótima Isabelle Nélisse), essa parecendo ser mais decidida que a primeira, talvez uma coragem e inconsequência típicas de uma pré-adolescente que quer peitar o mundo e ser dona do próprio nariz. Mas como toda vítima de abuso ela duvida de si própria, sente culpa, vergonha ( por talvez ter provocado a situação ) e porque não dizer, sente um certo prazer por fazer algo proibido.  A meiguice e o carisma dos pedófilos são assustadores, e suas reais intenções sempre veladas e subentendidas em historinhas da carochinha.  A relação entre todos é louca e doentia. A trama mostra sem firulas as cenas mais fortes como a perda da virgindade da protagonista, e o que é deixado no ar também choca.

Laura Dern está magistral: sofri, me emocionei, me indignei e duvidei junto dela nessa jornada de autoconhecimento e descobertas. Soberba também está Ellen Burstyn, que apesar de coadjuvante, leva cada minuto em cena com uma delicadeza de tirar o fôlego, com remorso por ter falhado em proteger a filha, por não ter desconfiado da situação e por não ter dado atenção a menina em meio à vida familiar agitada.

Vivemos tempos onde homens e mulheres, não só em Hollywood, estão criando coragem pra escancarar os abusos sofridos e reivindicar a devida punição dos abusadores. Mais do que nunca é preciso falar sobre pedofilia.

 “The Tale” é um grande filme: corajoso como poucos, lúcido e de um impacto desconcertante.


Super Vale Ver !

DIREÇÃO

  • Jennifer Fox

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Jennifer Fox
Produção: Sol Bondy,Jennifer Fox, Lawrence Inglee, Mynette Louie, Oren Moverman
Fotografia: Denis Lenoir,Ivan Strasburg
Trilha Sonora: Ariel Marx
Montador: Anne Fabini, Alex Hall, Gary Levy
Distribuidora:Hbo

ELENCO

Elizabeth Debicki,Laura Dern,Jason Ritter,Chelsea Alden, Ellen Burstyn, John Heard,Frances Conroy,Common,Laura Allen, Isabelle Nélisse, Isabella Amara,Jessica Sarah Flaum, Matthew Rauch, Tarek Bishara, Madison David, Emily Sandifer, Tina Parker,Jodi Long, Jaqueline Fleming,Gretchen Koerner,Noah Lomax, Scott Takeda,Deana Deatherage, Isabella Fowler,Kristi Taylor,Rebecca Chulew,Shay Lee Abeson,Grant James, Aaron Mitchell, Brett Justin Koppel,Malarie Drake, Paul Riley Fox, Juli Erickson,Karlie Blair, Dana Healey,Madara Jayasena

Nenhum comentário