Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Mal Nosso' | 2019

NOTA 5.0

Por Rafael Yonamine @cinemacrica


É após aproximadamente 15 minutos que ouvimos as primeiras trocas de palavras entre os personagens principais. “Mal Nosso” preserva essa atmosfera parcimoniosa ao mesmo tempo em que busca agregar elementos para, principalmente, construir um suspense em meio à temática de terror sobrenatural. Sem grandes explicações, o misterioso protagonista inicia a busca de um assassino de aluguel. A motivação dessa iniciativa é dissecada ao longo do filme e percorrerá dramas familiares associados a maldições demoníacas.


Esse corajoso exemplar do terror nacional propõe a combinação de diversos elementos. Alguns apenas interessantes como a imersão na deep web para a busca do assassino, mas  outros interessantes e funcionais como o uso do plano dos sonhos como alicerce das reflexões mais profundas, diálogos esclarecedores e direcionamento. Contudo, as pitadas adicionais de terror slasher, suspense, drama familiar e interferência sobrenatural não harmonizam.

A tensão inicial, que é construída com considerável qualidade, tem uma queda abrupta quando o enredo passa a demandar recursos. Com alguns minutos é possível notar que o filme tem um ranço de execução amadora e baixo orçamento. Mesmo considerando, obviamente, que para ser bom não é preciso ser caro. As atuações beiram o mecânico, em especial a performance pobre do assassino de aluguel Charles (Ricardo Casella). Um exemplo da execução deficitária é a passagem do primeiro encontro de Charles e Arthur, o protagonista que contrata o serviço de homicídio. 

Além da falta de presença dos personagens, falta tato fotográfico e de design de produção. A ambientação na boate está longe de ser memorável.

Outra falta grave é a falta de aderência ao propósito do gênero. Apesar do suspense evoluir num nível médio, “Mal Nosso” é um filme de terror que não dá medo. Nem de forma diluída e espaçada, nem num pico de qualidade.

É uma obra que se aventura num terreno não tão desbravado pelo cinema nacional. Apesar da boa intenção, falta coesão para as frentes consideradas e capricho em elementos cinematográficos básicos. Recomendo apenas para quem se interessa muito pelo gênero e tem curiosidade de ver uma experiência brasileira de coração aberto. 


Nem Vale Ver !


Nenhum comentário