Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - '4 Latas' | 2019

NOTA 7.5

Por Karina Massud @cinemassud 


Road movie: um gênero que traz muitas e deliciosas variações. Em “4 Latas”, produção original da Netflix espanhola, temos o tipo sentimental, de amigos que se reencontram depois de anos por algum motivo especial. E durante a viagem os personagens vão aprendendo, evoluindo, rindo e se emocionando numa jornada que se torna mais importante que o próprio destino final.


Os amigos de longa data Tocho e Jean Pierre decidem atravessar o deserto para reencontrar com Joseba, o terceiro da trupe que está em seu leito de morte. Junto eles levam Ely, filha rebelde  e magoada que Joseba abandonou no passado. Para a viagem eles resgatam o 4 latas, carro colorido e cheio de histórias que a turma usava pra fazer o rally Paris-Dakar. Eles eram jovens destemidos e inconsequentes que ao menor sinal de tédio saíam desembestados pela estrada afora no seu carrinho psicodélico. Uma viagem cheia de memórias, areia ,bebidas e cumplicidade -  da Espanha passando pelo deserto do Saara até Timbuctu. Há uma pitada de drama, outra de comédia e ótimo elenco (que conta com o sempre incrível Jean Reno, de “O Profissional” e “O Código Da Vinci”)

O roteiro deixa a desejar pois não se aprofunda muito nas relações entre os viajantes e no passado de aventuras incríveis, algo que gostaria de ter visto mais do que em cenas rápidas de flashback. A trajetória acaba mostrando os personagens (todos interessantes) de forma superficial, um é o beberrão e fumante anárquico, o outro é o francês sofisticado e com hábitos finos e finalmente, a garota que é uma Rê Bordosa millenial. 

As tomadas no deserto são de uma beleza impressionante. O deserto pode ser mortal mas é sempre um colírio pros olhos de quem assiste de longe. Já para quem está em suas areias com o pneu furado e sem água ele é cruel, torra a pele e o espírito dos viajantes - sensação essa passada com perfeição no longa. A trilha sonora é emocionante: as músicas foram muito bem escolhidas pra cada bela imagem, é de marejar os olhos.

O final é um tanto quanto previsível. Mas apesar desses pontos falhos, o filme é bem simpático e tocante.


Vale Ver !


Nenhum comentário