Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'A Camareira' | 2019

NOTA 6.5

Por Rafael Yonamine @cinemacrica


O desnível é nítido em relação ao compatriota do ano passado que também defendeu o México na corrida estrangeira no Oscar. De temática não muito distante, tanto no antecessor "Roma" como no atual a "A Camareira", temos representada a classe trabalhadora inserida num contexto acima do seu estrato social. Sob um olhar intimista e praticamente monopolista, o protagonismo recai pesadamente sobre Eve. A jovem trabalha num hotel como camareira e ali amadurece, ora de forma doce, ora por vias ríspidas, em diversas esferas inerentes a esse processo tão humano.


A percepção de microcosmo é construída com o nítido foco na personagem principal e pelo fato de as ambientações serem todas retratadas dentro do Hotel. Não há Eve fora do trabalho. Portanto, de forma restritivamente ousada, a diretora Lila Avilés busca explicar toda a complexidade das relações humanas, inclusive as particulares que se distanciam do ofício, por meio de artifícios como ligações telefônicas a família. O romance, por exemplo, também é arranhado de alguma forma. 

Com bons toques de humor, Eve interage com o limpador de janelas que desenha para ela um coração de sabão no vidro. Por fim, a maturação profissional não poderia ficar ausente. Decepções e articulações políticas não são exclusividades dos níveis de alta gerências. Guardadas as proporções, Eve também tem seus momentos de entusiasmo frustrações de carreira.

A opção pela restrição de elementos deve ser acompanhada de episódios assertivos e interessantes. Avilés oscila na qualidade das propostas de apresentar a personagem resultando num balanço apenas mediano. Tomando como exemplo a exposição da vida pessoal, as ligações telefônicas soam como burocráticas e minam o que se estava construindo. Por outro lado, os investimentos em explorar o psicológico e a temática de diferença de classes por meio de diálogos francos com os hóspedes animam por alguns minutos, mas logo têm seu potencial negligenciado. Em seu lugar, são inseridos tantas outras propostas sem força que direcionam o longa para o tédio.


Vale Ver Mas Nem Tanto !



Nenhum comentário