Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'A Testemunha Invisível' | 2019

NOTA 9.0

Por Rogério Machado


'A diferença está nos detalhes..' Diz Virginia Ferrara (Maria Paiato), especialista em recriar cenas criveis e versões possíveis sobre um mesmo crime. No momento ela está na mesma com seu último cliente, Daniel, já que está às vias de se aposentar. A história é em parte apresentada ao público. Em parte porque certamente fica difícil dizer que a trama se destrincha logo de cara, pois a maior virtude de 'A Testemunha Invisível', que foi destaque na última Festa do Cinema Italiano, é postergar revelações, razões e motivações. 


A trama tem seu start quando Adriano (Riccardo Scamarcio) acorda um quarto de hotel ao lado de sua amante, Laura (Miriam Leone). Apesar de se declarar inocente, o homem é acusado de assassinato. Com todas as probabilidades contra - já que a porta está trancada por dentro e todas as janelas lacradas  - ele escolhe Virginia, uma das melhores advogadas criminais, para preparar uma estratégia de defesa. Eles têm duas horas para preparar o caso, e encontrar as provas necessárias para confirmar sua inocência.  Entre a cruz e a espada, Adriano é forçado a contar toda a verdade a advogada. Nada é o que parece ser e a mesma história pode ser contada através de perspectivas diferentes, dando forma e imagem a várias versões da verdade.

'Il Testimone Invisibile' (no original) tem uma trama familiar ao espectador. É a versão italiana de 'Um Contratempo' , sucesso do espanhol Oriol Paulo estrelado por Mario Casas, que ganhou repercussão por aqui ao entrar para o catálogo da Netflix no Brasil. Por ter uma trama rebuscada e de minúcias, o filme pede atenção redobrada do espectador. Cada minuto pode ser decisivo para um melhor aproveitamento da trama, que consegue êxito justamente pelo respeito ao público a que se destina: as reviravoltas não são gratuitas, todas acontecem para dar engrenagem a ação que vem a seguir. 

E é de frame a frame que a tensão vai sendo construída nesse thriller eletrizante, conduzido dessa vez por Stefano Mordini, que conserva o clima do longa original, mas sem deixar de imprimir as características do bom cinema italiano de sempre. 'A Testemunha Invisível' é daquelas tramas inteligentes e imprevisíveis, que não nascem com tanta frequência na indústria do cinema. Reverenciemos pois o brilhante roteiro original de Oriol Paulo e a validação desse mesmo roteiro reescrito pelo cineasta italiano. 


Super Vale Ver !


Nenhum comentário