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'Macabro' associa Suspense baseado em fatos reais e Drama ficcional | 2020

NOTA 6.0

Por Rafael Yonamine @cinemacrica

É pertinente pontuar que o derramamento de sangue não implica numa obra pertencente ao Terror. Esse preconceito está equivocadamente presente em "Macabro", pois não são raras as referências e rótulos que façam essa associação. O fato é que o longa do diretor Marcos Prado retrata o caso real de dois irmãos acusados de assassinarem e abusarem sexualmente dos cadáveres das vítimas na região serrana do Rio de Janeiro. Se existe algo que remeta ao ocultismo ou sobrenatural, é a inclinação religiosa da família dos suspeitos, nada além disso.


Mesmo assimilando a possibilidade de que o campo a ser explorado resida no Thriller ao invés do Terror, deve-se conviver com a proposta de que a imersão no caso relega-se a segundo plano onde o destaque é o drama de redenção do protagonista. Téo, sargento encarregado da investigação, traz consigo um legado amargo que transita entre fatalidades no exercício da profissão e deslizes pessoais. Portanto, o filme claramente não tem a pretensão de abordar o Terror, mas não se apropria nem da imersão no Suspense nem do compadecimento sincero do polêmico oficial.

A opção por não se entregar ao Thriller não é um equívoco, a problemática, entretanto, se torna presente quando investe-se nessa frente de forma relapsa. "Macabro" tem a pretensão de ser psicologicamente denso, mas a dispersão oferecida pela via dramática toma tempo e não permite que essa natureza de envolvimento ganhe corpo. Se sua expectativa é imergir num Suspense denso esse não é o seu filme. Do outro lado, o drama pessoal que poderia criar algum grau de diferenciação abusa de uma empatia forçada e inserção de excessivos elementos virtuosos sobre o protagonista.

Assuntos paralelos que poderiam dar corpo à trama não são aproveitados em suas plenitudes. Pouco se fala da relação familiar dos irmãos assassinos e os pais, assim como é um "corpo estranho" a contribuição narrativa do padre daquela comunidade. Sem se destacar nos gêneros pelos quais transita, é uma opção válida, mas não surpreendente.


Vale Ver Mas Nem Tanto ! 




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