Adsense Cabeçalho

Dica do Papo: 'Todos os Homens do Presidente' | 1976

Por Rogério Machado 

Muito antes dos inexoráveis 'Spotlight - Segredos Revelados' (2015) e 'The Post - A Guerra Secreta' (2018) nos mostrarem tramas intrincadas e engenhosas sobre poder e jornalismo, em 1976 'Todos os Homens do Presidente', do diretor Alan J. Paula  ('A Escolha de Sofia'), popularizava os bastidores de espionagem e especulação de um grande jornal. Dos obstáculos e desafios de se chegar à verdadeira notícia ao 'furo dos furos', tudo é esmiuçado nessa história. O filme estrelado por Robert Redford e Dustin Hoffman, mesmo sem todos os meios modernos de edição e produção, envolvem o espectador com altas doses de suspense. 

Em 18 de junho de 1972, em pleno ano eleitoral, cinco homens foram presos por invadirem a sede do partido democrata no edifício Watergate em Washington. No momento em que foram surpreendidos, os invasores tentavam fotografar documentos e instalar aparelhos de escutas. O jornal “The Washington Post” designou os repórteres, Robert Woodward (Redford) e Carl Bernstein (Hoffman), para cobrir o que parecia ser apenas um crime comum, ou como definiu a Casa Branca; “um furto de terceira categoria”. Woodward e Bernstein perceberam que havia muito mais coisa por trás daquela história, e com a ajuda de uma fonte sigilosa, conhecida por “Garganta Profunda”, os dois passaram a seguir pistas que indicavam o envolvimento do governo americano no caso.

Esse caso ficou conhecido como o famoso escândalo de Watergate, que, ao vir à tona, acabou por culminar com a renúncia do presidente Richard Nixon, do Partido Republicano. Com provas e depoimentos irrefutáveis, o episódio viria a ser conhecido como um dos mais sérios casos de corrupção na política americana e reafirmando a rivalidade entre os democratas e os republicanos. 

O longa de Pakula tem uma abordagem com ritmo nervoso, que dá foco ao jornalismo investigativo através das honrosas interpretações de dois grandes ícones do nosso cinema. 'Todos os Homens do Presidente' é o grande precursor dos filmes do gênero, que vai muito além de uma trama bem contada, eleva a importância social do jornalismo para a comunidade. Além de  apresentar uma boa representação daquele momento histórico, o filme é mais um exemplar nos mostrando que ataques ao ofício do jornalismo não é coisa desses tempos não, vem de muito antes.



Nenhum comentário