'Marcel the Shell With Shoes On' : mocumentário traz uma conchinha dando preciosas lições de vida | 2023
NOTA 10
Por Karina Massud @cinemassud
Para uma cinéfila consumidora voraz de filmes de todos os gêneros, encontrar uma produção que surpreenda tanto pela qualidade quanto pela originalidade é algo raro e digno de nota. Foi o que aconteceu com a maravilhosa animação “Marcel the Shell With Shoes On”, que foi indicada ao Oscar na categoria, me deixando encantada e feliz por compartilhar essa experiência cinematográfica com vocês.
Marcel é uma conchinha muito pequena e encantadora que tem um olho só, usa sapatinhos e vive junto de sua comunidade de conchas na casa de um jovem casal; um dia eles brigam e uma tragédia acontece, deixando Marcel, seu fio de estimação e sua avó Connie sozinhos na casa. O imóvel é então alugado para um cineasta que, vendo aquela adorável criaturinha, resolve fazer um documentário sobre sua vida. Os vídeos de Marcel viralizam e ele se torna uma celebridade, começando assim uma jornada de crescimento e principalmente de busca por sua família e amigos perdidos.
Marcel é muito carismático, questionador e inteligente, e em minutos já estamos envolvidos no seu drama pessoal e em sua visão da vida. Apesar do otimismo dele, que “sorri o tempo todo, pois vale a pena”, o tom do longa é melancólico, mesmo porque sua vozinha infantil é frágil e carrega a tristeza de quem sofreu muitas perdas na inconstância da vida. O protagonista é dublado pela roteirista Jenny Slate, o narrador pelo diretor Dean Fleishcer-Camp e a avó pela atriz Isabella Rossellini.
A delicadeza com que o quotidiano do mundinho deles e os assuntos difíceis são tratados é espantosa. Marcel reflete sobre o luto, as relações familiares, a amizade e o equilíbrio para enfrentar tragédias. A forma como ele lida com a fama repentina, a curiosidade ao descobrir como as redes sociais podem catapultar alguém ao estrelato e a entrevista pro programa “60 minutes” são emocionantes; ele é uma criança que foi forçada a amadurecer antes do tempo, e por isso tem muito a nos ensinar.
Híbrido de stop motion e live-action, o mocumentário (falso documentário) é rico nos detalhes dos cenários, tanto no mundo dos humanos quanto no pequeno universo das conchinhas. As miniaturas, como o quarto e a horta da vovó ou a casinha de Marcel, são de uma fofura ímpar. Tudo é tão bem feito que ver essa história como absurda está fora de cogitação, acreditamos na veracidade do caso Marcel e torcemos pra que tenha um final feliz.
A produtora A24 tem chacoalhado Hollywood produzindo e distribuindo filmes que vêm tirando a indústria da mesmice, seja no drama (“A Baleia”, “Aftersun”) no terror (“ X: A Marca da Morte”, “Pearl” e o ainda inédito “Beau is Afraid”) ou na comédia (“Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”), isso pra citar os sucessos mais recentes. “Marcel the Shell With Shoes On” começou como uma série de curtas-metragens escritos e dirigidos por Dean Fleischer-Camp e Jenny Slate, virou livros infantis best-sellers e agora chega ao formato desse magnífico longa metragem independente e distribuído pela A24.
"Marcel the Shell With Shoes On" é uma animação mágica que cativa. Bem que poderia virar uma bela franquia. Vamos torcer por isso. Fãs não faltarão.
Deixe seu Comentário: