Adsense Cabeçalho

Dica do Papo ! Especial ' Star Wars' ( 1977 - 2005 )

' Há Muito tempo tempo , numa galáxia muito,  muito distante...'


Com o novo longa da franquia 'Guerra Nas Estrelas'  chegando por aí a nossa sugestão é
uma MARATONA  juntando todos os seis filmes...então , que tal reunir a turma na sala
de casa para 'ativar a memória' e se preparar para a nova experiência ? 

Quando saiu a notícia de que 'Star Wars Episódio VII' ia realmente sair do papel,
cinéfilos, geeks e afins foram à loucura. E não é pra menos, o jejum foi grande: 
o último longa ' A Vingança dos Sith ' foi lançado em 2005,  tempo demais para os fãs 
que tratam a saga quase como religião.


Há quem diga que a ordem certa de se assistir a série é vendo na seguinte ordem :  
IV, V, I, II, III E VI , a este método dá-se o nome de Ernst Rister. 
Outros dizem que a maneira correta é a da Ordem Machete:  IV, V, II, III E VI
Não,  não digitamos faltando o episódio I , nela ele é totalmente banido. 

Quer entender melhor ? Acesse aqui :  
http://www.diariogeek.com.br/2014/08/conheca-ordem-correta-para-se-assistir.html

Mas ......nós aqui do Papo vamos pela ordem natural , pois é a que entendemos seguir uma cronologia mais lógica, principalmente para quem não é necessariamente um fã da obra. 
Cremos não ser segredo pra  ninguém também o fato dos episódios finais terem sido lançados antes e só anos mais tarde (mais precisamente 16 anos depois) o início de tudo. 

Muito bem, vamos começar do começo? 

No primeiro filme ' A Ameaça Fantasma ',  vamos ser introduzidos à alguns personagens 
e a história de 'Star Wars' (ou pelo menos parte dela), com menos ação, o filme só fica mais acelerado no momento da corrida de pods onde Anakin Skywalker é o protagonista. 
Numa fotografia praticamente 'in sépia', somos apresentados à arenosa Tatooine.


Sinopse: Quando a maquiavélica Federação Comercial planeja invadir o pacífico planeta Naboo, o guerreiro Jedi Qui-Gon Jinn (Liam Neeson) e seu aprendiz Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor) embarcam em uma aventura para tentar salvar o planeta. Viajam com eles a jovem Rainha Amidala (Natalie Portman), que é visada pela Federação pois querem forçá-la a assinar um tratado político. Eles têm de viajar para os distantes planetas Tatooine e Coruscant em uma desesperada tentativa de salvar o mundo de Darth Sidious (Ian McDiarmid), o demoníaco líder da Federação que sempre surge em imagens tridimensionais (a ameaça fantasma). Durante a viagem, Qui-Gon Jinn conhece um garoto de nove anos que deseja treiná-lo para ser tornar um Jedi, pois o menino tem todas as qualidades para isto. Mas o tempo revelará que nem sempre as coisas são o que aparentam.

No segundo episódio, com menos areia e sabres de luz aos borbotões,  seremos apresentados a república, uma megalópole ultra moderna e cheia de cor. Descobriremos que , assim como no Brasil ,  muitos são adeptos à democracia, muito embora também exista muita gente querendo derrubá-la.    


Sinopse : O filme se passa dez anos depois de "A Ameaça Fantasma". Padmé Amidala agora é a representante de seu planeta Naboo no senado galáctico e luta contra as iniciativas pela criação de um exército da república que viria para sufocar o movimento separatista liderado pelo conde Dooku. Os cavaleiros Jedi, guardiões da paz na república, esforçam-se para descobrir que forças sinistras estão por trás das disputas políticas ao mesmo tempo em que tentam proteger a vida da jovem senadora, vítima de atentados misteriosos. Em meio às turbulências políticas e as manipulações que vão desencadear a Guerra dos Clones, Obi-Wan Kenobi tenta doutrinar seu impetuoso aprendiz, Anakin Skywalker, um jovem de grandes poderes mas que vive atormentado por premonições e sentimentos proibidos que acabarão levando-o para lado negro da Força.
  
No terceiro longa , fica nítido que o clima é de tensão. 
A história , que até então soava mais leve , dá lugar à ares de conspiração e suspeitas 
de traição. Começa então , a surgir o termo 'lado negro da força' e o nome do temido Darth Vader aparece finalmente , e de uma maneira surpreendente.


Sinopse :  Atormentado pela lealdade a seu mentor, Obi-Wan Kenobi em oposição aos sedutores poderes dos Sith, Anakin Skywalker acaba se voltando contra os Jedi, assim completando sua jornada rumo ao lado sombrio e sua transformação em Darth Vader.

Chegamos ao quarto episódio. 
Dessa vez,  o Império desponta impondo sua ditadura cuja figura principal é Darth Vader, e os remanescentes da república são chamados de rebeldes. Entre as novas carinhas na saga, está Han Solo vivido por Harrison Ford que parece ter ganhado um personagem feito sob medida pra ele.Enfim , é a hora e a vez do legado de Anakin (princesa Leia e Luke Skywalker) entrar em ação .... e é bem aí que a série faz jus ao título : Uma guerra em pleno espaço pra alienígena nenhum botar defeito.  É incrível que mesmo hoje , os efeitos especiais de um filme lançado em 1977 ainda soem muito convincentes... Imaginamos que na época devia ser um estouro ! 


Sinopse : Há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante... Os Cavaleiros Jedi foram exterminados e o Império comanda a galáxia com punho de ferro. Um pequeno grupo de Rebeldes ousou desafiar a potência roubando os planos secretos da mais poderosa arma do Império, a Estrela da Morte. O servo de maior confiança do Imperador, Darth Vader, precisa encontrar os planos e localizar o esconderijo dos Rebeldes. Aprisionada, a líder dos Rebeldes, Princesa Leia, envia um pedido de socorro que é interceptado por um simples fazendeiro, Luke Skywalker. Seguindo seu destino, Luke aceita o desafio de resgatar a princesa e ajudar a Rebelião a enfrentar o Império, contando com alguns aliados inesquecíveis como o sábio Obi-Wan Kenobi, o presunçoso Han Solo, o fiel Chewbacca e os dróides R2-D2 e C-3PO.


A coisa começa a ficar emocionante com sequências super decisivas para a saga. 
O visual 'estelar' do filme se alterna com a fotografia gelada de Hoth (nova base dos rebeldes) e o sistema Lando, um lugar diferente no visual  'galaxiano' de sempre. 
Surgirão outras relações na trama, com destaque para um novo romance , mas desta vez com elementos novos:   aqui , a direção aposta naquela máxima 'amor x ódio' entre os protagonistas ,o que acrescenta momentos super bem humorados fazendo um contraponto quase que essencial à um dos filmes mais 'pesados' da série.  


E aquela trilha mega sombria do Darth Vader gente? Nesse quinto episódio, a Marcha Imperial 'pipoca' diversas vezes... é só o vilão aparecer e ela tá lá pra fazer a gente tremer de medo. Vamos relembrar essa trilha antagônica e eterna ? Dá um play no vídeo acima pra conferir .. 


Sinopse : É um tempo de desespero para os Rebeldes. Após um ataque devastador à sua base no planeta gelado de Hoth, os Rebeldes se espalham para fugir à perseguição imperial. Luke Skywalker procura o misterioso Mestre Yoda nos pântanos de Dagobah, enquanto Han Solo e a Princesa Leia conseguem escapar da frota imperial indo para a bela Cidade das Nuvens de Bespin. Em uma tentativa de converter Luke ao lado sombrio da Força, Darth Vader atrai o jovem Skywalker para uma armadilha. Durante um violento duelo de sabres de luz contra o Lorde Sith, Luke descobre a angustiante verdade sobre a herança dos Skywalkers.



Chega a hora do sexto episódio que sem dúvida alguma reserva muitas emoções e surpresas.... no que até então seria o derradeiro filme da saga ,seremos levados aonde todo começou : Tatooine.  Luke já está prestes a se tornar um Jedi e a princesa Leia assume uma postura mais ofensiva , principalmente no visual. Surgem de maneira decisiva pra trama as fofas criaturinhas habitantes da Lua de Endor, os Ewoks e a partir daí o filme fica tanto mais agitado como colorido,  e porque não dizer engraçado. Os traços das produções oitentistas são mega perceptíveis na produção e fecham de maneira grandiosa o ciclo desta série icônica.  



Sinopse : No espetacular capítulo final da saga, Luke Skywalker e a Princesa Leia precisam viajar a Tatooine para libertar Han Solo, e para tanto devem se infiltrar na corte de Jabba, the Hutt, o gangster mais desprezível da galáxia. Juntos novamente, os Rebeldes aliam-se às tribos dos Ewoks para combater as forças imperiais na lua florestal de Endor. Enquanto isso, o Imperador e Darth Vader conspiram sobre como atrair Luke para o lado negro, e o jovem Skywalker está disposto a reviver o espírito Jedi em seu pai. A Guerra Civil Galática prepara-se para o confronto final, quando as Forças Rebeldes se unem para atacar a segunda Estrela da Morte, aparentemente indefesa e incompleta, na batalha que determinará o destino da galáxia. 


Por falar em trilha , que tal Darth Vader bancando o regente  de uma orquestra que executava o sensacional e icônico tema principal da série ? 



Já foi divulgado que existirão mais três filmes após o ' Episódio VII - O Despertar da força', que teve a direção de J.J. Abrams. George Lucas foi quem esteve à frente de mais produções (episódios I, II, III e IV). Os episódios V e VI  tiveram a direção de Irvin Kershner e Richard Marquand respectivamente. Segue a lista de todos os filmes da série (inclusive dos episódios ainda não produzidos) juntamente com seu ano de produção : 



Star Wars: O Despertar da Força (2015)

Star Wars: Episódio VIII (2017)



Agora é segurar a ansiedade e aguardar o dia 17 de dezembro , dia do grande lançamento da nova aventura ....  E.... ' Que a força esteja com vocês' !





9 comentários:

  1. Tá aí um filme q preciso ver, afinal sou fã de The Big Theory e eles só falam disso. Kkkkkkk. Vlw a dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por acompanhar e interagir ! Um grande abraço !

      Excluir
    2. Lançar o blog com a saga Star Ward foi uma ideia genial. É um clássico dos clássicos. Parabéns.

      Excluir
    3. PARABÉNS PELA INICIATIVA ROGERIO! O BLOG FICOU FANTÁSTICO ;-)

      Excluir
  2. Vale destacar a importância que Star Wars tem na cultura pop. E que é presente em diversas gerações, dos que assistiram a primeira trilogia no final dos anos 70 e início dos 80, a geração da segunda trilogia de 99 a 2005 (eu por exemplo.rs) e as gerações de crianças e adolescentes dos anos 2000, que acompanharam as séries animadas spin off de Star Wars (Guerra Clônicas, Rebels e etc). Quando a Disney comprou a Lucas Films muitos criticaram,mas eu sabia que seria um ar novo que a franquia precisava. E agora vem O Despertar da Força, que vai vir unindo essas gerações, muitos pais e filhos. Fora as referências a Star Wars em diversas produções. Gostei do texto, vou acompanhar outras postagens. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Bruno ! Excelentes observações a suas ! Grande abraço !

      Excluir
  3. Essa série é fantástica! O império, de tão poderoso, acabou saindo das telas e tomou a cultura pop, leitura e brinquedos que movimentam a economia de diversos lugares.
    Parabéns pelo blog e pela dica do papo! Aprendi várias paradas maneiras!

    ResponderExcluir