Adsense Cabeçalho

Dica do Papo ! 'Fome de Viver' - 1983



Ah , os anos 80....


São incontáveis os filmes que entraram para os anais (no bom sentido) da cultura pop em geral. Uma década em que o cinema e a música se entrelaçavam de uma maneira única. Madonna e  Michael Jackson são grandes exemplos de estrelas pop que deram suas carinhas nas telonas. E não importava a crítica , as produções eram devoradas pelos fãs e mesmo que houvessem torcidas de nariz , boa parte da trupe da cinefilia mais cedo ou mais tarde acabavam se rendendo.  




Eis a sinopse : 

Manhattan, Nova York. Miriam Blaylock (Catherine Deneuve) é uma vampira que consegue se manter "viva" e bela através dos séculos com o sangue dos seus amantes. Em retribuição os jovens e as moças que se envolvem com ela não envelhecem, até Miriam ter tirado bastante sangue deles. Infelizmente seu atual parceiro, John (David Bowie), está tendo um envelhecimento extremamente rápido e a expectativa de vida é de apenas 24 horas. Desesperado, ele procura a ajuda da médica Sarah Roberts (Susan Sarandon), que é especialista em envelhecimento prematuro. Inicialmente ela não crê na história de John, mas pede para esperá-la. Ao voltar, 2 horas depois, vê que ele envelheceu décadas naquele curto espaço de tempo. Ela pensa em tentar fazer alguma coisa, mas John deixa o local bem irritado e frustrado, pois sabe que para ele seu tempo acabou. Sem ter a menor noção do que está acontecendo, Sarah vai até a casa dele e acaba conhecendo Miriam. Após uma conversa e uma bebida elas acabam indo para cama e logo Sarah descobre que sua vida tomou um rumo totalmente inesperado.

Deneuve e Bowie em cena de 'The Hunger'.

 Em 'Fome de Viver', 'The Hunger' no original,  temos uma rara proeza:  o filme não somente se tornou referência na cultura pop, como também se consolidou entre os cinéfilos de plantão.  Seria o camaleônico David Bowie e seu toque de 'midas'?  Bem, não sabemos, mas o fato é que o longa tem uma atmosfera sombria e ao mesmo tempo envolvente.
O filme é de 1983 e foi relançado em 2014 e para nossa tristeza, serão poucas obras como essa daqui pra frente:  Bowie , falecido no mês passado, deixou uma lacuna irreparável naquela leva de filmes com pegada pop , mas que ao mesmo tempo tem aquele "Q" de cult que cai como luva no mundo da cinefilia. 




 'Papo de Cinemateca : Porque Cinema e Diversão é com a Gente Mesmo.'

Nenhum comentário