Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO ! 'Chatô - O Rei do Brasil' - 2015

NOTA 9.0

O cinema é mesmo um maravilha..
Há tanto ainda por conhecer , e a sétima arte sempre nos dando aquela força para nos apresentar histórias que muitas vezes só um veículo de massa é que vai proporcionar isso. Mesmo que não dê uma aula,  só mesmo pincele , pra muitos ele pode aguçar o aprofundamento de determinado assunto. Nosso Brasil tem uma história tão rica e ao mesmo tempo tão desconhecida por nós próprios filhos da mãe gentil, mas a função quase didática de uma obra cinematográfica ,pode trazer conhecimento e aumentar nossa bagagem intelectual ao mesmo tempo. 


Essa obra dirigida pelo ator Guilherme Fontes, acompanha a história do magnata das comunicações Assis Chateaubriand (Marco Ricca). Ele é a estrela principal de um programa de TV chamado "O Julgamento do Século", realizado bem no dia de sua morte. É nele que Chatô relembra fatos marcantes de sua vida, como os casamentos com Maria Eudóxia (Letícia Sabatella) e Lola (Leandra Leal), a paixão não-correspondida por Vivi Sampaio (Andréa Beltrão), como manipulava as notícias nos veículos de comunicação que comandava e a estreita e conturbada ligação com Getúlio Vargas (Paulo Betti), que teve início ainda antes dele se tornar presidente.

Assis Chateubriand foi um homem peculiar e rude,mas com um tino para o mundo do entretenimento enorme. Foi fundador da extinta Tevê Tupi e responsável pela chegada da televisão ao Brasil. Foi fundador  dos Diários Associados com vários jornais sobre seu comando. O filme além de revelar várias 'facetas' desse grande , e nada convencional , homem traz como pano de fundo suas relações com o ex presidente Getúlio Vargas e alguns episódios importantes dentro da história do país. Tudo dirigido de maneira ágil, mas com extremo requinte.  O deboche e o tom sarcástico da produção parecem até tirar sarro com os problemas enfrentados até seu lançamento:  o filme demorou 20 anos pra ser lançado , isso tudo porque o material foi engavetado devido à suspeita de que, na primeira tentativa de lançar-se como diretor, Guilherme Fontes tenha se envolvido em um grande escândalo de mau uso de verbas governamentais destinadas ao cinema e à cultura. 

Polêmicas à parte, o filme tem o mérito de apresentar um formato super criativo e com um tempo de comédia interessantíssimo, muito parecido com as famosas chanchadas .Mesmo depois de 20 anos, o filme é super atual e em nada fica devendo às mais recentes produções. O elenco?  Ah,  esse é a cereja do bolo sem dúvida alguma. 

O filme não teve muito êxito nas salas de cinema mesmo com todas as críticas positivas, mas acaba de chegar ao Netflix,  corre pra assistir  vai ?! 

Super Vale Ver  

Um comentário:

  1. Bela crítica! Concordo com sua análise. Já li o livro/biografia no qual foi baseado e fiquei fascinado. Espero por esse filme há anos.

    ResponderExcluir