Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'Experimenter' - 2016

NOTA 9.4

" A vida só pode ser compreendida, olhando-se para trás , mas só pode ser vivida olhando-se para frente..'
                                                                                                             - Soren Kierkegaard


Esta frase do filósofo e teólogo dinamarquês parecia ser uma fonte de inspiração para Stanley Milgram (apresentaremos o cara melhor a seguir) , pois ela figura diversas vezes no longa dirigido por Michael Almereyda. O currículo de Almereyda é bem tímido e ainda tem 'Cymbeline' , adaptação insossa com roupagem moderna do clássico de Shakespeare. Mas não dá pra julgar o cara por isso,  em 'Experimenter'  , filme que ainda não estreou por aqui, ele se redime definitivamente desse delito anterior.  



Este longa é uma Cinebiografia que conta a história do controvertido psicólogo Stanley Milgram (Peter Sarsgaard). Foi ele quem desenvolveu um experimento de behaviorismo, usando choque para entender a obediência e a autoridade e assim explicar os crimes nazistas, por exemplo. A curiosidade em torno do médico dá origem ao telefilme 'The Tenth Level' com o ator William Shatner (Kellan Lutz) dando vida ao psicólogo.

O filme ainda conta com a sumida, e ótima, Winona Ryder (gente ,essa mulher não envelhece não?) que faz a esposa de Milgram no filme ,e nem vamos nos alongar falando o quanto amamos o 'bate bola' entre eles,  pois a fama desses excelentes atores falam por si.

Fora o elenco, o que mais chama  a atenção em 'Experimenter' é o modo como Almereyda se vale de todo o material real que tinha em mãos:  a montagem ,  a edição e até os cenários que se movem como em uma peça teatral , são de tão bom tom e tiram sem dúvidas, a cinebiografia do 'lugar comum'. A  narrativa também é outro ponto alto: escolher o protagonista para interagir com as câmeras e ser o narrador da própria história foi também uma grande sacada. 

'Experimenter' é infelizmente uma obra que não vai atingir o grande público, mas se você está lendo isso,  com o perdão do trocadilho, que tal experimentar ? 

Super Vale Ver ! 


Nenhum comentário