Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'Batman Vs Superman: A Origem da Justiça' - 2016

NOTA 9.0


Quando Zack Snyder pediu a benção de Christopher Nolan para a realização de 'Batman Vs Superman : A Origem da Justiça' , nitidamente ele demonstrou respeito pela obra irretocável de Nolan no que tange a trilogia estrelada brilhantemente por Christian Bale entre 2005 e 2012.  

Se quando, depois de uma pausa dramática , Nolan disse  'Bem, eu não sou o dono desses personagens. Quando você deixar de fazer filmes do Batman, outra pessoa irá fazer",  ele estava dando seu aval nós nunca iremos saber, mas o fato é que o filme acaba de chegar aos cinemas dividindo opiniões,  muito mais da crítica que do público, claro.


Depois dos acontecimentos do primeiro filme 'O Homem de Aço' (2013), que inclusive teve Nolan como produtor executivo, o longa tem seu início com o confronto entre Superman (Henry Cavill) e Zod (Michael Shannon) em Metrópolis ,e fez com que a população mundial se dividisse acerca da existência de extra-terrestres na Terra. Enquanto muitos consideram o Superman como um novo deus, há aqueles que consideram extremamente perigoso que haja um ser tão poderoso sem qualquer tipo de controle. Bruce Wayne (Ben Affleck) é um dos que acreditam nesta segunda hipótese. Sob o manto de um Batman violento e obcecado, ele investiga o laboratório de Lex Luthor (Jesse Eisenberg), que descobriu uma pedra verde que consegue eliminar e enfraquecer todos os filhos de Krypton.

Que Snyder , por muitos momentos,  principalmente na sequência inicial, parece beber na água de Nolan não é de todo uma novidade. Achamos que é aí que reside o respeito pelo tom dramático, contemporizado e requintado do 'herói morcego'. A fotografia também tem toques que lembram o 'Nolan Style' , mas para por aí...  é evidente que o longa tem um ritmo atropelado e que tenta chamar atenção pelo tom over principalmente nas cenas com efeitos especiais e de luta física. Mas mesmo assim, Snyder se faz ouvir e tem o mérito de preparar de maneira digna o terreno para o aguardado 'Liga da Justiça'.  Nesse quesito, o filme cumpre , quase que didaticamente seu propósito. 

Mesmo com um roteiro que subestima o expectador,  principalmente quando a história caminha para sua conclusão,  o filme nos dá de presente , além do que já citamos acima, um Batman bem menos estereotipado que imaginamos (sim , Affleck está super bem de homem morcego)  ,  Gal Gadot em sua Mulher Maravilha digna dos tempos atuais e de forte presença (as cenas em que ela está presente , o tempo para)  e ainda um Lex Luthor impagável e quase obsceno magistralmente interpretado por Jesse Eisenberg.

Enfim ,   esbanjando cenas em Slow Motion, objetos em close up salientados com fundos sem foco, que ainda são potencializados com o recuso 3D,  'Batman Vs Superman' pode ter decepcionado os mais fanáticos pelo universo DC  , mas de maneira geral cumpriu bem a tarefa de inaugurar a nova fase dessa empreitada. 


Super Vale Ver ! 





Nenhum comentário