Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'Filho de Saul' - 2015

NOTA 8.9


Em meio à uma guerra,  um sentimento  e um dever foi além do perigo iminente e morte inevitável... Rodeado de frieza por todos os lados , um coração se mantinha aquecido e voltado para o que entendia ser seu objetivo naquele momento controverso.  

O cinema tem a função de entreter e encantar , mas por muitas vezes também tem a tarefa grandiosa de ensinar e fazer pensar.  


Nossa história se passa em 1944 nos campos de concentração de Auschwitz, durante a Segunda Guerra Mundial, onde seremos apresentados ao sisudo Saul (Géza Röhrig),  um judeu obrigado a trabalhar para os nazistas, sendo um dos responsáveis em limpar as câmaras de gás após dezenas de outros judeus serem mortos. Em meio à tensão do momento e às dificuldades inerentes desta tarefa, ele reconhece entre os mortos o corpo de seu próprio filho.

'Filho de Saul'  arrematou quase todos os prêmios por onde passou e inclusive o principal deles:  o Oscar de melhor filme estrangeiro deste ano. É compreensível o fascínio americano por obras que usam como pano de fundo o holocausto e a segunda guerra,
'A Lista de Schindler'  e 'A Vida é Bela' são filmes premiados que comprovam isso. 

O filme é uma experiência super interessante,  mas extremamente difícil de digerir: câmeras inquietas , poucos diálogos e cenas fortes resumem esta produção da longínqua Hungria que conquistou a crítica e o público.Os horrores da guerra são apresentados sob o olhar de quem a vivencia, dia após dia, o que é ainda elevado a potência máxima até pelo formato de tela reduzido, de 1: 37, que amplia a sensação de aprisionamento naquela dolorosa realidade.

É como dissemos no início , nem tudo são flores na sétima arte,  por vezes uma história só se faz ouvir quando choca , é dura e desafiadora. Não dá pra falar de guerra sem falar de desesperança, ódio , lágrimas  e sangue. 


Vale Ver ! 

Nenhum comentário