Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'X-Men: Apocalipse' - 2016

NOTA 8.0


Mais um filme de super heróis chegou às telonas e agora é a vez dos mutantes. Sexto filme da franquia (sem contar os spin-offs do Wolverine). 'X-Men: Apocalipse', tem na direção Brian Singer, diretor de três outros filmes da série, dentre eles  'X-Men: o filme' (2000) e 'X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido' (2014). 'X-men: Apocalipse' , vem com a função de fechar um ciclo iniciado em A Primeira Classe, apresentar novos mutantes em sua juventude, após a mudança na linha temporal de 'Dias de Um Futuro Esquecido'.

Dessa vez o grande vilão é En Sabah Nur, mais conhecido como Apocalipse ( Oscar Isaac). Considerado o primeiro mutante desde o Egito Antigo, e venerado por seus seguidores, Apocalipse desperta depois de milhares de anos no Cairo, no ano de 1983. Diante dos problemas da sociedade, considera que está tudo errado, e como acredita ser uma espécie de Deus, começa a juntar seus 4 cavaleiros do apocalipse para ajudar no plano de destruir a Terra, onde só os mutantes mais fortes e escolhidos iriam sobreviver. Ele escolhe os jovens, Tempestade (Alexandra Shipp), Anjo (Ben Hardy) e Psylocke (Olivia Munn) para serem seus cavaleiros, além claro, de Magneto (Michael Fassbender), que estava desaparecido e vivendo como como uma pessoa comum desde os eventos de 'Dias de Um Futuro Esquecido', mas que depois de um desastre com sua nova família, volta a ativa para ajudar Apocalipse no seu plano de destruir o mundo. Enquanto isso, mutantes e não mutantes convivem pacificamente, dentro do possível, desde os acontecimentos do filme anterior. Nele, Mística (Jennifer Lawrence) foi tida como heroína dos Estados Unidos, após ajudar parar Magneto. Na escola do professor Charles Xavier (James McAvoy), somos apresentados a uma versão adolescente de mutantes consagrados da franquia, como Jean Grey (Sophie Turner), Ciclope (Tye Sheridan) e Noturno ( Kodi Smit-McPhee), ainda que sem conseguirem controlar seus poderes, precisam se unir para parar os planos de Apocalipse.




A franquia dos X-Men no cinema é marcada por erros e acertos, e neste novo filme não é diferente. O filme de 2 horas e 30 min de duração acaba por pecar em explorar pouco a juventude dos anos 80. Fotos de bastidores mostram que cenas foram filmadas, mas cortadas da versão final. A história de alguns personagens, como Ciclope, Noturno e Tempestade foram apresentadas, mesmo que de forma um pouco corrida. Outros personagens como Psylocke e Anjo, foram mal aproveitados, a escolha dos atores foi excelente, com tudo, as personagens foram pouco desenvolvidas. Por falar em escolha de atores, Sophie Turner, Tye Sheridan, Alexandra Shipp e Kodi Smit-McPhee, deram um show em cena, mostrando que mesmo sendo jovens, têm grande potencial na franquia, caso o estúdio (como tudo indica) siga com os mutantes no cinema. Outro destaque do elenco jovem é Evan Peters, que interpreta Mercúrio desde 'Dias de Um Futuro Esquecido', onde protagonizou, mais uma vez, uma das melhores cenas de efeitos especiais do longa, além de, junto com Kodi Smit-McPhee, servir de alívio cômico no filme, sem desviar a atenção para o lado sério da história. Entre os veteranos, James McAvoy, Jennifer Lawrence, e Michael Fassbender, sempre com boas interpretações, principalmente se tratando de Fassbender. Oscar Isaac, que dá vida a Apocalipse, foi duramente criticado desde que seu visual começou a ser divulgado. Mas conseguiu trazer emoções  em uma excepcional atuação, mesmo por baixo de toda aquela maquiagem.

Em geral, o filme cumpre o que promete. Com erros em algumas partes, por serem corridas e pouco exploradas, mas que deixa a história num ponto perfeito para uma nova continuação (de preferência com o novo elenco jovem). Além de ser o primeiro filme dos X-Men que não tem o protagonismo "roubado" por Wolverine, que tem uma participação que foi incrível, porém pontual, deixa espaço para que o filme possa ser como deve ser, com inspiração nos quadrinhos e nas séries animadas, e consiga mostrar a versão de outros mutantes, que até então, foram negligenciadas no cinema. Agora, a Fox (estúdio responsável pela franquia na tela grande), tem um amplo leque de opções excelentes para explorar, só resta aguardar e torcer, para que acertem a mão no que tem por vir pela frente. 'X-Men: Apocalipse' está em cartaz nos cinemas.


Vale Ver ! 


Crítica por Bruno Santos 
(Novo colaborador do Papo) 






Nenhum comentário