Adsense Cabeçalho

Dica do Papo! ' Scarface ' - 1984

Al Pacino fez escola na arte de interpretar figurões mafiosos : Tendo emplacado o herdeiro dos Corleone na trilogia 'O Poderoso Chefão',  ele ainda encarnou (e arrebentou) em mais um  personagem gangster que deu o que falar.  Tony Montana entrou para o hall de grandes personagens, não só da carreira do ator como da história do cinema. 

A direção de 'Scarface'  ficou à cargo de um dos grande especialistas em suspense do cinema : Brian De Palma tem em sua lista de trabalho os ótimos 'Carrie , A Estranha' (1976), 'Vestida pra Matar' (1980), 'Dublê de Corpo' (1984)  e ainda 'Os Intocáveis' (1987), este também um outro exemplo de que Brian também tinha uma quedinha por figurões da máfia. 



Eis a sinopse:  

Um criminoso cubano exilado (Al Pacino) vai para Miami e em pouco tempo está trabalhando para um chefão das drogas. Sua ascensão na quadrilha é meteórica, mas quando ele começa a sentir interesse na amante do chefe (Michelle Pfeiffer) este manda matá-lo. No entanto ele escapa do atentado, mata o mandante do crime, fica com a amante dele - mas simultaneamente sente desejos incestuosos por sua irmã (Mary Elizabeth Mastrantonio) - e assume o controle da quadrilha. Em pouco tempo ele ganha mais dinheiro do que jamais sonhou. No entanto ele está na mira dos agentes federais, que o pegam quando ele está "trocando" dinheiro. Mas seu problema pode ser resolvido se ele fizer um "serviço" em Nova York para um grande traficante e pessoas influentes, que podem manipular o poder para ajudá-lo. Porém, a missão toma um rumo inesperado quando, para concretizá-la, ele precisa matar crianças.



Em tempos de 'guerra' em função de se aceitar ou não imigrantes em várias partes do mundo, 'Scarface' acaba por ser um filme totalmente pertinente e atual.  Tony Montana, assim como outros muitos cubanos, chegaram aos E.U.A  para meio que 'fugir' das políticas nefastas do ditador comunista Fidel Castro. Nesse 'bolo' , haviam cubanos bons e maus, alguns trabalhadores e outros digamos, adeptos da 'vida fácil', capaz de tudo pra conquistar o sonho americano, inclusive matar ou morrer.  

Muita gente não sabe, mas o filme é inspirado em uma história real: baseado em registros reais do FBI e da DEA, 'Scarface' descreve o mundo excessivo e violento do comércio de drogas em Miami nos anos 80, onde o protagonista, Tony Montana, é um homem explosivo, dotado da mais pura expressão de loucura.


O personagem de Tony Montana em Scarface é vagamente baseado em um homônimo filme de 1932, no qual o personagem principal, Tony Camonte, é inspirado no personagem de Al Capone.  Ambos, Capone e Montana, foram os principais chefes do crime em suas cidades, ambos estenderam as próprias regras sobre o tráfico até mesmo fora das fronteiras do pais, e mais notavelmente, ambos tinham cicatrizes profundas em seus rostos: assim eles ganharam o apelido de “Scarface”.

No filme Scarface não é mencionado como Tony Montana obteve suas famosa cicatriz, mas sim, a história revela como o verdadeiro Scarface (Al Capone), ganhou seu apelido: Enquanto trabalhava em um bar em Brooklyn, Al Capone insultou um cliente do sexo feminino. O irmão da mulher exigiu que Capone pedisse desculpas a ela, e quando Capone se recusou, o irmão mafioso da mulher cortou seu rosto com uma faca. A ferida de Capone resultou em 80 pontos.


Al Capone  , o verdadeiro 'Scarface'.
A resposta da crítica inicial ao filme foi mista, com as críticas sobre a violência excessiva, linguagem forte e frequente uso gráfico de droga pesada. Comentários posteriores tem sido mais positivo, e os roteiristas e diretores como Martin Scorsese elogiaram o filme. Hoje o longa é considerado um clássico dentre os filme de gangster. 




Curiosidade : 

Ao longo de 'Scarface', a palavra "fuck" aparece 206 vezes, um recorde para a época. Ainda hoje, apenas dois outros filmes ultrapassaram este recorde: 'Os Bons Companheiros', com 246 vezes, e 'Pulp Fiction - Tempo de Violência', com 257 vezes.




Além de Al Pacino, outros grandes nomes estão no elenco de 'Scarface': Michelle Pfeiffer, Robert Loggia, F. Murray Abraham , além de Mary Elizabeth Mastrantonio que na ocasião fazia sua estreia no cinema.... ela entrou com o pé direito no carreira por sinal, não?  

O filme estreou no Brasil em janeiro de 1984,  ou seja , já se foram 22 anos e o longa continua atual e eletrizante. Fica aqui a dica pra quem ainda não viu essa pérola do cinema de ação e suspense. 






'Papo de Cinemateca -  Porque Cinema e Diversão é com a Gente Mesmo.'



 *Fonte de pesquisa/créditos:  site 'Estilo Gangster'

Nenhum comentário