PiTacO do PapO! ' La Novia ' - 2016
NOTA 9.5
Surreal, poético, sexy, forte ....
Me faltam palavras para definir 'La Novia' , pelÃcula vencedora de 2 Goyas (o Oscar do cinema espanhol) pela grandeza e beleza deste trabalho. O filme é baseado na peça 'Bodas de Sangre' do dramaturgo Frederico Garcia Lorca, um dos maiores Ãcones da cultura latina. O longa é o mais festejado do cinema espanhol em 2015 e além do Goya, ainda faturou 15 outros prêmios internacionais.
Logo na introdução ouviremos lamúrias, gemidos... é quando nos daremos conta do terrÃvel impasse e temor que cerca toda trama : noiva, uma mulher mantém um relacionamento extraconjugal com outro homem, tornando a relação deles em um triângulo amoroso. Os dois amantes carregam sua paixão desafiando todas as regras morais e sociais, inclusive desafiando seus próprios julgamentos. No dia do seu casamento, ela decide fugir com o amante em um cavalo para que possam viver seu amor. Uma decisão que terá consequências devastadoras.
Garcia Lorca foi um do grandes poetas do seu paÃs, senão o maior. Controverso, libertário e comunista ele foi assassinado muito provável por suas escolhas polÃticas, e há quem diga que foram os comentários com relação a sua orientação sexual que levou-o a sucumbir. Ao assistir a esse incrÃvel trabalho percebemos o quão vanguardista ele foi. Em tom teatral, o longa desperta sensações diversas no espectador e além de tudo, ainda há a beleza arrebatadora da fotografia de Miguel Amoedo (sim, um dos Goyas foi para as mãos dele). Uma profusão de imagens toma conta da tela. A iluminação é irretocável e a escolha das cores causam quase que hipnose a quem se deixar levar.
O texto, as várias referências (como o vidro, quase que um terceiro personagem) as figuras de linguagem e as canções (maravilhosas por sinal) se completam harmoniosamente.
É aà que confirmamos que todos os louros vão mesmo para a direção e o roteiro de Paula Ortiz, que manteve os elementos originais da peça de Lorca, cujo dom parecia ser o de mexer com nossas emoções, com nossos sentidos.
Todo elenco está impecável em cena, mas Inma Cuesta é a alma e o corpo da história.
'La Novia' , ainda sem tÃtulo em português e data de estreia oficial no Brasil, é irrevogavelmente a grande vedete do cinema espanhol dos últimos anos, é quando descobrimos num salto o significado verdadeiro do termo 'obra prima'.
Os créditos subirão e você ficará lá, sentado na poltrona e se recuperando do que acabara de presenciar... assim como eu fiquei.
Super Vale Ver !
Surreal, poético, sexy, forte ....
Me faltam palavras para definir 'La Novia' , pelÃcula vencedora de 2 Goyas (o Oscar do cinema espanhol) pela grandeza e beleza deste trabalho. O filme é baseado na peça 'Bodas de Sangre' do dramaturgo Frederico Garcia Lorca, um dos maiores Ãcones da cultura latina. O longa é o mais festejado do cinema espanhol em 2015 e além do Goya, ainda faturou 15 outros prêmios internacionais.
Logo na introdução ouviremos lamúrias, gemidos... é quando nos daremos conta do terrÃvel impasse e temor que cerca toda trama : noiva, uma mulher mantém um relacionamento extraconjugal com outro homem, tornando a relação deles em um triângulo amoroso. Os dois amantes carregam sua paixão desafiando todas as regras morais e sociais, inclusive desafiando seus próprios julgamentos. No dia do seu casamento, ela decide fugir com o amante em um cavalo para que possam viver seu amor. Uma decisão que terá consequências devastadoras.
Garcia Lorca foi um do grandes poetas do seu paÃs, senão o maior. Controverso, libertário e comunista ele foi assassinado muito provável por suas escolhas polÃticas, e há quem diga que foram os comentários com relação a sua orientação sexual que levou-o a sucumbir. Ao assistir a esse incrÃvel trabalho percebemos o quão vanguardista ele foi. Em tom teatral, o longa desperta sensações diversas no espectador e além de tudo, ainda há a beleza arrebatadora da fotografia de Miguel Amoedo (sim, um dos Goyas foi para as mãos dele). Uma profusão de imagens toma conta da tela. A iluminação é irretocável e a escolha das cores causam quase que hipnose a quem se deixar levar.
O texto, as várias referências (como o vidro, quase que um terceiro personagem) as figuras de linguagem e as canções (maravilhosas por sinal) se completam harmoniosamente.
É aà que confirmamos que todos os louros vão mesmo para a direção e o roteiro de Paula Ortiz, que manteve os elementos originais da peça de Lorca, cujo dom parecia ser o de mexer com nossas emoções, com nossos sentidos.
Todo elenco está impecável em cena, mas Inma Cuesta é a alma e o corpo da história.
'La Novia' , ainda sem tÃtulo em português e data de estreia oficial no Brasil, é irrevogavelmente a grande vedete do cinema espanhol dos últimos anos, é quando descobrimos num salto o significado verdadeiro do termo 'obra prima'.
Os créditos subirão e você ficará lá, sentado na poltrona e se recuperando do que acabara de presenciar... assim como eu fiquei.
Super Vale Ver !
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