Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO! 'De Longe Te Observo' - 2016

NOTA 8.0 


Quando levou o cobiçado Leão de Ouro de melhor filme no Festival de Veneza 2015, 'De Longe Te Observo', longa venezuelano dirigido por Lorenzo Vigas Castes, causou uma enorme polêmica: a acusação de que as produções latinas estariam sendo privilegiadas pelo fato de Alfonso Cuarón, renomado diretor mexicano, estar no júri da competição. Com polêmica ou sem polêmica,  a verdade é que o filme tem o dom de fazer refletir. 


Na história seremos apresentados à Armando (Alfredo Castro) . o dono de um laboratório de próteses dentárias que costuma se espreitar pelos pontos de ônibus, de forma a se aproximar de rapazes. Ele oferece dinheiro para que os jovens o acompanhem até sua casa, para que possa se masturbar diante de sua nudez. Um dia, Armando faz a oferta a Elder (Luis Silva), que lidera uma gangue local. Revoltado e desconfiado por natureza, Elder aceita a oferta mas, na casa de Armando, o agride e rouba seu dinheiro. É o início de um complexo relacionamento entre eles, já que Armando volta a procurá-lo dias depois.


É perceptível a narrativa amarrada da película, sem dúvidas o 'calcanhar de Aquiles' da produção,  mas não dá pra ignorar o que a história propõe. Longe dos esteriótipos e rótulos,  o filme é também uma análise comportamental e social. As taras e fetiches presentes no personagem Armando deixam no ar uma dúvida: seu comportamento pode ou não estar ligado à homossexualidade, assim como o personagem Elder, que se pega envolvido e cogitando uma situação na qual nunca havia se enxergado

Mesmo com as falhas no ritmo,  o roteiro é consistente o suficiente para prender o espectador.  Seus personagens são bem compostos e não revelam intenções de imediato,  de forma que não há como não esperar ansioso pelo próximo passo. Mérito único da certeira direção de Vigas Castes.  

O cinema e a arte em geral são felizes instrumentos para quebra de tabus , e são esses mesmos tabus que invariavelmente incitarão boas discussões e vão nos fazer pensar sobre muitas coisas , mas claro , os julgamentos e preconceitos devem ficar do lado de fora. O longa estreou no finalzinho de julho e está em cartaz em algumas salas no país.





 
Vale Ver !  


Nenhum comentário